O dia 7 de maio de 1990 registra a morte da cantora Elizeth Moreira Cardoso

A Propósito

Fatos e Curiosidades Históricas por Celso Machado.

Ver artigos

A foto mostra o Colégio Marista São Luiz, nos anos 1940, quando ainda tinha o nome de Grupo Escolar São Luiz. O relato a seguir é do ex-prefeito Irineu Pasold: “ de 1961 até 1963 estudei no Colégio São Luiz. Diretor era o Irmão Luiz Mauricio. Naquela época, tínhamos aula de educação física e uma das atividades era carregar tijolos até o segundo piso da construção que ocorria na parte esquerda da atual fachada. Éramos 48 alunos em fila, levando os tijolos para cima durante 45 minutos. Na mesma época estava em construção a Igreja Matriz São Sebastião, que tinha o padre Donato como vigário da paróquia”.

CURIOSIDADES

*Os peixes não têm pálpebras. Mas isso não significa que não dormem por não conseguirem fechar os olhos. A maioria para de se mexer quando estão cansados, após encontrar um refúgio seguro, podendo ser em meio a uma rocha ou uma pequena cova.

*Os peixes não só bebem água, como também fazem xixi! Este é um dos motivos para se manter a água dos aquários sempre limpinha e filtrada, bem como na temperatura ideal para a espécie. Isso porque eles também sentem frio e precisam de alguma fonte de calor.

*No Mar do Caribe, Oceano Pacífico e Costas da Flórida, nos Estados Unidos, vive o peixe pedra, o mais venenoso de toda sua família. Sua picada pode matar uma pessoa adulta. Seu nome vem de sua capacidade de se camuflar no fundo do mar. Quando se sente ameaçado, ele ataca.

*O chamado “peixe-balão” (baiacu) tem a capacidade de se inflar e ficar como um balão com as escamas sobressalientes. Ele faz isso para poder parecer maior e mais perigoso do que realmente é para predadores. Ele chupa água e a armazena em seu estômago. Fora do mar, se incha com ar.

*O cavalinho-do-mar é o único animal cujo macho é quem dá à luz. Depois do acasalamento, a fêmea passa os ovos a seu parceiro, e ele carrega-os durante 45 dias no ventre. Depois desse tempo, eles podem acasalar novamente.

No melhor clima dos anos 1960, a Coca-Cola promovia seu rendimento de uma única garrafa para toda a família: "Prefira Coca-Cola Família, para acompanhar suas refeições em família". A clássica garrafa de vidro era acompanhada por uma linda modelo. Campanha veiculada na Revista O Cruzeiro na edição do dia 25 de fevereiro de 1967.

O dia 7 e maio de 1990 registra a morte da cantora Elizeth Moreira Cardoso, a Divina, como era chamada no meio artístico. Elizeth é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, além de uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional. Morreu vítima de câncer no estômago.