O que é TDAH? (parte1)

Krismaira Rau Marcon

Psicóloga Infantil, Adultos, Casais e Família. CRP 12/04595 , Psicopedagoga e Psicogenealogista.

Ver artigos

Hoje começaremos a conversar sobre um transtorno que está aparecendo constantemente no consultório e que tanto nas crianças, jovens e adultos trazem muitos conflitos interno, assim como sendo uma experiência desafiadora para toda a família. Lidar com quem tem dificuldade com a frustração, organização, regras, limites e com o aceleramento mental não é fácil.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Nos adultos o emocional apresenta-se bastante prejudicado, com sentimentos de baixa autoestima, rejeição, insegurança, carência afetiva e alguns já apresentam o transtorno com comorbidades como por exemplo, depressão, síndrome do pânico, TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e vícios.

Vamos falar mais sobre esse transtorno nas próximas semanas.

Até mais, se cuide!