Colunas

Profissão Chef de Cozinha

Neste dia 13/05 foi comemorado o dia Nacional do Chef de Cozinha, e com isto resolvi fazer uma homenagem a todos estes icônicos profissionais que fazem do nosso mundo um lugar mágico e sensacional.

15/05/2020

Por

Oláaaaaa, olha o Chef aqui! Tudo certo com vocês? Espero que sim…

Dia de Publicação nova aqui, e vocês já sabem, vamos falar de Gastronomia, qualidade de vida e bem estar.

Neste dia 13/05 foi comemorado o dia Nacional do Chef de Cozinha, e com isto resolvi fazer uma homenagem a todos estes icônicos profissionais que fazem do nosso mundo um lugar mágico e sensacional.

Ser chefe de cozinha, representa não um cargo titular ou de formação, mas sim aquele que representa o profissional responsável por gerenciar e comandar uma cozinha.

Hoje em dia por motivo de uma exploração marketeira as escolas e faculdades tem difundido a venda de cursos com o nome de chef de cozinha, um erro pois tal afirmação e formação não se equivalem, mas recebem livre arbítrio por questões de nomenclatura de mercado e difusão de ideias propagandistas.

Ser um profissional que comanda uma equipe e uma cozinha, requer anos de prática, experiência, vivência, conhecimentos profundos de gestão de mercadorias, de pessoas, compras, administração e muito conhecimento prático de fogão, também de padaria, confeitaria e de sobremesas, entre outras.

Para tal, buscar conhecimento e formação são ferramentas indispensáveis naqueles que buscam trilhar uma carreira de sucesso nesta área, onde a cada dia novos profissionais são lançados no mercado, o curso de gastronomia hoje em dia está cada vez mais difundido e globalizado com os chefs mais renomados no mundo inteiro lançados suas escolas e seus nomes para cursos, workshops e oficinas, onde até na modalidade não presencial já se faz consolidado no mercado.

Sem críticas ou deméritos a tais modelos o que podemos destacar que estes cursos suprem uma necessidade de mercado, é notório que as pessoas e os profissionais buscam a capacitação e se especializarem.

Como podemos observar a busca pelo sonho de ser um chef de cozinha está em franca expansão, e a cada dia novos profissionais se lançam no mercado em busca de se tornarem os próximos chefs estrelados da televisão e dos reality shows, mas fica a pergunta, como chegar lá?

Para se destacar e figurar nos cenários dos grandes nomes da profissão, é necessário trilhar um longo e árduo caminho. Hoje em dia os chefs de cozinha meio que se desconectaram da função de cozinheiros e atuam mais como ícones midiáticos, empreendedores e gestores do que artistas centrais da cozinha. muitos deles possuem um número de empreendimentos ao redor do mundo, Alex Atala por exemplo, um dos maiores nomes da gastronomia brasileira no mundo e sócio proprietário do restaurante duas estrelas Michelin D.O.M , possui outros restaurantes associados em seu nome, como o Dalva e Dito, Açougue Central recentemente fechado para mudança de novos ares e o recém aberto BIO – Comer Saudável com foco em comida brasileira, saudável e sustentável.

O chef britânico Gordon Ramsey, conta com várias estrelas Michelin no seu currículo, e que segundo a revista Forbes, possui mais de 26 restaurantes espalhados por Estados Unidos, Ásia, Europa e Oriente médio, sendo o chef celebridade mais bem pago do mundo devido as seus lucrativos contratos de publicidade e programas de televisão como o Hell’s kitchen, Kitchen Nightmares, Hotel Hell, Masterchef, Masterchef Junior entre outros.

Para tal notoriedade e sucesso midiático, não basta carisma, dinheiro e talento, mas também, muita dedicação, determinação, suor, privação e horas e horas dentro da cozinha, sustentando e perseverando uma carreira que implica muita pressão, horas de trabalho em pé, trabalho nos finais de semana e feriado, baixos salários e por muitas vezes péssimas condições de trabalho.

Para chegar ao topo, é preciso estar ciente das dificuldades encontradas pelo caminho, perseverar e ter foco, também são fundamentais para o sucesso, e não deixando de sempre estar em constante aprendizado e favorecendo o seu engrandecimento profissional e pessoal. Esteja sempre disposto a aprender, e ouvir, observar e trabalhar com aqueles que chegaram lá, também é de grande incentivo, por fim e o mais importante, não desistir jamais, pois para aqueles que não aceitam a derrota a vitória é certa.

Me despeço hoje aqui, com um forte abraço a todos e um carinho especial a todos o chefs de cozinha que diariamente trabalham duro para nos encantar e nos proporcionar experiências únicas a cada nova refeição.

Um ótimo final de semana, cheio de paz, luz e muita comida boa.

Até semana que vem ?

Chef Gabriel K Leoni

Notícias relacionadas

x