Tétano

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

O tétano é uma doença infecciosa grave, não contagiosa, mas que pode ser fatal, se a pessoa não for atendida prontamente num hospital.

Ela é causada pela toxina produzida por uma bactéria, a Clostridium tetani.

A maioria das pessoas acha que o tétano é causado por metais enferrujados, mas a bactéria do tétano está em vários ambientes: em objetos enferrujados e sujos, nas fezes de animais e seres humanos, na terra, nas plantas e na boca de alguns animais.

Ela contamina entrando por arranhões, cortes ou por mordidas de animais, formando feridas que ficam inchadas ao seu redor.

O período de incubação da bactéria é de sete dias e os primeiros sintomas surgem entre uma a três semanas.

O diagnóstico é feito por exame clínico, avaliando os sintomas e lesões de pele pelas quais a bactéria possa ter infectado o paciente.

A toxina da bactéria ataca o sistema nervoso central, causando rigidez muscular no corpo todo, mas principalmente no pescoço; espasmos corporais doloridos, febre, suor, hipertensão, dificuldade para abrir a boca e engolir e um tipo de “riso” forçado produzido por espasmos nos músculos do rosto.

A vida da pessoa pode entrar em risco quando a contratura muscular atinge os músculos respiratórios causando hipóxia - falta de oxigênio no cérebro.

O tratamento do tétano é feito com antibióticos, relaxantes musculares, sedativos, imunoglobulina antitetânica ou soro antitetânico.

Para evitar o tétano, crianças até cinco anos devem receber a vacina tríplice contra tétano e, a partir dessa idade a vacina dupla (contra difteria e tétano) que também é recomendada para os adultos e pode ser obtida em qualquer posto de saúde. Uma dose de reforço deve ser tomada a cada dez anos para garantir a proteção contra a doença.

Mantenha a vacinação em dia e não corra esse risco.

Sem vacina, o tétano pode ser evitado se todos os ferimentos forem imediata e cuidadosamente lavados com muita água e sabão.

Diante dos sintomas da doença, procure ajuda médica imediatamente.