Gerente de Moda: uma Profissão que Você Precisa Considerar

Lais Hornburg

Mestra em Design, Professora de Moda e Especialista em aviamentos impressos em 3D.

Ver artigos

Vamos conversar sobre gestão de moda? Essa é uma profissão pouco discutida entre os estudantes de Design de Moda, pois as profissões mais em voga são: estilista, designer, desenhista, modelista, arte finalista, etc. 

Mas você já pensou em ser Gerente em uma empresa de vestuário/moda? Talvez não, mas estou aqui para te mostrar o quanto essa opção pode ser valiosa.

Aqui no Vale do Itapocu temos muitas empresas de grande e médio porte no seguimento têxtil e vestuário, mas também temos em torno de 118 empresas de pequeno porte e 211 de porte micro. Sabe o que isso significa? Que existe muitas oportunidades, basta estar qualificado para o que a empresa precisa. 

As empresas de porte pequeno e micro normalmente necessitam de profissionais que estejam preparados para resolver problemas de vários setores, ou seja, você pode ser contratado para ser assiste de estilo, mas vai precisar dar uma mão na modelagem, no marketing, atender clientes e até ajudar na administração da empresa.

Então para se tornar um gerente é só saber um pouco de tudo? A resposta para essa pergunta é não! Para chegar a esse cargo você precisa ser confiável e saber lidar com as pessoas, ou seja, além de dominar as capacidades técnicas você também precisa ter atitudes condizentes a um ambiente profissional, isso significa que muitas vezes precisará chegar antes do horário na empresa para organizar tudo, delegar atividades e confiar no trabalho das outras pessoas, ser paciente, saber ouvir e ainda estar ligado nas tendências de mercado para os próximos anos, entre outras coisas.

O caminho é árduo, mas nem por isso precisa ser demorado, conheça abaixo minha amiga Francielle Hintz, aos 23 anos Gerente na empresa Confecções William em Jaraguá do Sul:

Conclusão: Não precisamos seguir uma rota linear, aquela imposta pela sociedade, onde você deve trabalhar muito para um dia, quem sabe, crescer na empresa. Se você quiser um cargo como esse basta correr atrás, estudar e mostrar o seu potencial!

Não deixe de enviar para aquele amigo que está cursando Moda, ele pode não ter pensado nessa possibilidade ainda ;)

 

Beijos da prof Lais Hornburg :*

para mais informações instabio.cc/LaisEH