Colunas

A Educação Física das crianças dos Colégios Divina Providência e São Luiz no final da década de 50

Os tijolos eram reaproveitados da demolição da antiga Igreja Santa Emília para utilizá-los na construção da nova Matriz São Sebastião

30/04/2021

Por

A Educação Física das crianças dos Colégios Divina Providência e São Luiz no final da década de 50

Leão da Montanha descreve a foto: “Final da década dos anos 50, início dos anos 60 (segundo relatos de uma colega de grupo), a Educação Física das crianças dos Colégios Divina Providência e São Luiz era ajudar na limpeza dos tijolos reaproveitados da demolição da antiga Igreja Santa Emília para utilizá-los na construção da nova Matriz São Sebastião”. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/ postado por Leão da Montanha).

CURIOSIDADES

* Nativo da Europa e da Ásia, dentre todas as aves existentes o pardal é o que possui uma maior distribuição geográfica no mundo. Pouco antes de pousar, eles ficam estabilizados no ar agitando rapidamente suas asas, parecendo com o bater de asas de um beija flor.

* Na Grécia Antiga, eles eram considerados símbolos de Afrodite e estavam relacionados ao desejo e à luxúria. Acredita-se que, no Egito antigo, era visto como a representação de algo negativo, ou doença, enquanto na China de Mao Tsé-Tung, era perseguido como uma praga.

* Os machos são mais belos que as fêmeas em termos de plumagemAlém disso, só eles podem cantar porque têm que atrair a fêmea de maneiras diferentes. No entanto, esse recurso torna-os presas fáceis de serem capturadas por predadores, por exemplo, gatos.

* Um pardal mede cerca de 15 centímetros e pesa ao redor de 30 gramas. Ele é sedentário, monogâmico e sociável, e pode ser visto em lugares frequentados por pessoas. As fêmeas são castanho-claras na barriga e escuras nas penas e cauda. 

* A alimentação do pardal consiste basicamente de sementes, flores, insetos, brotos de árvores e restos de alimentos humanos. É típico de se observar em cidades. Costumam frequentar comedouros com sementes e quirera de milho. Alimenta-se também de frutos como banana, maçã e mamão.

enceradeira fez presença em muitos lares em décadas passadas. Os pisos de madeira precisavam de um bom lustre com cera de qualidade. A enceradeira facilitava o trabalho do esfregão, dando o brilho no piso. A Lustrene publicou este anúncio na Revista O Cruzeiro do dia 8 de setembro de 1951, elencando as facilidades de ter o produto em casa.

 

O dia 29 de janeiro de 1966 registra o nascimento, no Rio de Janeiro, de Romário de Souza Faria, o Romário, ex-craque do futebol brasileiro e hoje senador da República, eleito em 2014 pelo PL. Antes, em 2010, foi eleito deputado federal pelo PSB, Romário, que também já foi filiado ao Podemos, é o quarto maior artilheiro da Seleção Brasileira, com cinquenta e cinco gols marcados.

Notícias relacionadas

x