Buscar
Editorias
Foto: Eugene Chystiakov/Unsplash
A regulamentação de uma nova lei estadual impacta diretamente os moradores de Jaraguá do Sul e de todas as cidades catarinenses. A partir de agora, quem for flagrado utilizando drogas em ambientes públicos será penalizado com multa no valor de um salário mínimo nacional, atualmente R$ 1.518,00. A medida foi oficializada pelo governo de Santa Catarina na segunda-feira, dia 14 de abril.
A legislação havia sido sancionada em julho de 2024, mas só na última segunda-feira (14) foi regulamentada por meio de um decreto assinado pelo governador Jorginho Mello (PL) e os chefes das forças de segurança do estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Jessé Lopes (PL), tem como objetivo coibir o uso de entorpecentes em locais públicos.
Ruas e vias públicas;
Parques;
Áreas próximas a órgãos ou instituições públicas;
Espaços abertos ou fechados de uso coletivo.
A fiscalização será realizada por:
Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC);
Polícia Civil (PCSC);
Polícia Científica (PCISC).
Cada instituição ficará responsável pela abertura e julgamento do processo administrativo quando for a responsável pelo flagrante.
Em caso de autuação, será lavrado um auto de infração, que dará início ao processo administrativo. O cidadão terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa. Caso não haja resposta no prazo, considera-se que houve aceitação tácita das acusações.
Se a penalidade for confirmada, a cobrança será feita por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE). Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado.
Os valores obtidos com a aplicação das multas serão investidos em políticas públicas, conforme esta divisão:
50% para o Fundo para Melhoria da Segurança Pública;
25% para o Fundo Especial Antidrogas;
25% para o Fundo Estadual de Saúde.
Para Jaraguá do Sul, cidade referência em qualidade de vida no estado, a medida reforça o compromisso com a segurança e bem-estar em espaços coletivos. Autoridades locais devem intensificar a fiscalização, especialmente em praças e áreas próximas a escolas, órgãos públicos e terminais urbanos.
Espaço para newsletter