Variedades

A Propósito

A coluna A propósito traz os aAcontecimentos que marcaram a história

15/11/2023

Por

A Propósito: “Registro raro da passagem do então candidato a presidente da República, Jânio da Silva Quadros, por Jaraguá do Sul, em 15 de novembro de 1959.

Na foto, várias personalidades: Waldemar Schulz, presidente da Câmara de Vereadores de Corupá; WilIy Germano Gessner, prefeito de Corupá; Vitório Lazzaris, presidente da Câmara de Jaraguá do Sul; os vereadores de Jaraguá do Sul pela UDN: Victor Bauer, Álvaro Severino Piazera, Murillo Barreto de Azevedo, senador Irineu Bornhausen, Jânio Quadros, Leandro Maciel, candidato a vice-presidente da República pela UDN, Tenente Hugo Alves Garcia e o vereador Eugênio Vitor Schmöckel”.

 

a propósito

(Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Leão Da Montanha).

 

 

A Propósito: CURIOSIDADES

A Propósito: *Se o inverno chega antes que a fêmea do pernilongo possa depositar seus ovos, ela hiberna até as condições favoráveis voltarem. Às vezes, isso demora 4 ou 5 meses. Este inseto raramente se afasta mais de 300 metros do local onde nasceu.

*São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves, anfíbios e pessoas para depois produzirem os ovos. Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais. Calcula-se que seriam necessárias 1,12 milhão de picadas para tirar todo o sangue de um homem adulto.

*Pernilongos batem as asas de 270 a 310 vezes por segundo. Dependendo da espécie, esse número pode chegar a mil movimentos por segundo. Aquele som irritante emitido pelos pernilongos não é um canto. Ele vem da vibração do bater das asas do mosquito.

*Os pernilongos atacam nos dias de calor porque a temperatura ambiente ideal para seu organismo gira em torno de 26 a 28ºC. Abaixo dos 18ºC, eles hibernam e, acima dos 42ºC, eles morrem.

A Propósito: *Eles se orientam pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração de mamíferos. É difícil fugir desses insetos, porque eles detectam cheiros a até 36 metros de distância.

*Os hematomas que se formam no local da picada de um pernilongo são causados por uma enzima presente na saliva do inseto, que provoca uma reação alérgica na pele do ser humano. Um pernilongo macho vive, em média, 8 ou 9 dias. A fêmea dura um mês.

 

A Propósito: ENCERADEIRA WALITA

A propósito

A modernidade chegando aos lares brasileiros em outubro de 1949 com a enceradeira elétrica. A Walita apresentava a enceradeira com “coração robusto”. Além de enaltecer muitos diferenciais do produto, um desenho técnico mostrava o seu motor potente com baixo consumo de energia.

 

A Propósito: HOJE

A propósito

Em 15 de novembro de 1889,  Império do Brasil é declarado uma república, na época chamada Estados Unidos do Brasil, pelo marechal Deodoro da Fonseca e pelo então vereador carioca, José do Patrocínio. O imperador Pedro II é deposto em um golpe militar. Desde então o Brasil já teve 39 presidentes, incluindo o atual Lula da Silva (PT).

 

Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x