A Propósito – Gilmar Menel comenta na foto que postou…
A Propósito – Curiosidades, memória da propaganda, personalidades e acontecimentos que marcaram a história de Jaraguá do Sul e região
31/10/2024
A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Gilmar Menel comenta na foto que postou: “Esse café deixou saudades.Toda vez que passávamos na Marechal (Hermes da Fonseca) sentíamos o cheiro da torrefação”. Doalcei Marcos da Silveira atesta: “Realmente, o aroma quando era feito a torrefação do café, “perfumava” aquela região. Eu morava ali perto, na João Picolli, e sentia aquele aroma agradável. Bons tempos!” (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul).
A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
CURSIOSIDADES
*A expressão madeira de lei era designada a espécies que só podiam ser extraídas com autorização do governo de Portugal. Desde então, o nome é usado para se referir a madeiras de árvores nativas de florestas naturais, pela durabilidade e resistência.
*Uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos. Quando falamos de cores, a madeira de lei tem tons marcantes que vai do bege-amarelado passando pelo amarelo, vermelho e marrom escuro, dependendo da espécie.
* Conhecida como “ipê-roxo”, a Lapacho (ou Handroanthus – nome latino) é uma árvore da América do Sul, conhecida pela utilização medicinal e como madeira de lei. Madeira nobre tipo Jacarandá pode chegar a 12 metros de altura. É uma das árvores mais valiosas que o Brasil possui, e por conta disso está sob proteção ambiental.
* A madeira de ágar é a mais cara do mundo devido ao seu aroma específico proveniente de uma resina escura e úmida chamada aloés, que é liberada pelo sistema de defesa da árvore para impedir a propagação da infecção causada pelo fungo Phialophora parasitica.
* Acaju, aguano, araputanga, caoba, cedro-aguano, cedro-mogno, cedrorana e mara são madeiras nobres de grande valor comercial e em extinção por conta de extrações sem controle ou clandestinas.
* As madeiras de lei são designadas assim pela pouca distinção entre o alburno (parte branca da madeira) e o cerne. A sua durabilidade se deve a produção de substâncias químicas no cerne das árvores, que protegem o tronco do ataque de insetos e fungos.
A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
BRILHANTINA COLGATE
Propaganda da Brilhantina Colgate, de agosto de 1956, promovia o produto como essencial para homens que querem cabelos brilhantes e bem cuidados. O anúncio destaca que a Brilhantina Colgate é a única que contém “Kolasterol”, ingrediente que, segundo a propaganda, proporciona brilho, beleza e maciez aos cabelos, realçando a personalidade do usuário. “Você é quem brilha com Brilhantina Colgate!”.
A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
HOJE
Thomas Sean Connery, ficou mundialmente conhecido como o primeiro e mais célebre ator a interpretar James Bond, o agente secreto. Foi protagonista de 6 filmes, entre 1962 e 1971,e tornou-se numa estrela de cinema na década de 1960. Isso lhe valeu uma carreira de mais de 50 anos. Morreu em 31 de outubro de 2020, aos 90 anos, vítima de demência.
A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Coluna: A Geração Z e o mercado de trabalho
Não está fácil para ninguém conseguir um trabalho. A reclamação dos jovens de que encontram dificuldades ainda para conquistar o primeiro emprego é recorrente, geração após geração. Mas quando nos deparamos com a chamada “Geração Z”, dos nascidos entre 1995 e 2010, a situação é ainda mais desalentadora: existem diferenças…