Tecnologia

Abertura dos envelopes com propostas das 15 empresas classificadas para implementação do 5G no Brasil acontece amanhã

De acordo com o edital, “as primeiras metas vencem em julho de 2022, quando todas as capitais brasileiras devem ter cobertura 5G” 

03/11/2021

Está marcado para esta quinta-feira (4), a abertura dos envelopes com as propostas das empresas que disputam o leilão para dar início ao 5G no Brasil. 

Conforme o Ministério das Comunicações, 15 empresas foram classificadas. Elas entregaram no dia 27 de outubro, os documentos de identificação e regularidade fiscal, as propostas de preço e garantias de manutenção da proposta. 

Na lista estão as principais operadoras de conexão móvel do Brasil: Vivo, Claro e TIM. Também entraram operadoras regionais, como Sercomtel e Algar Telecom. Para além dessas cinco, já tradicionais, outras dez companhias ou grupos conseguiram oficializar a entrada.

A lista de nomes não deixa claro quais são os novos concorrentes, se empresas brasileiras com atuação regional ou em outros negócios ou se conglomerados de telecomunicações de outros países que podem querer atuar no Brasil.

Impulsionamento da economia

A pasta afirma que o 5G irá criar novos modelos de negócios, gerar empregos e renda para milhões de brasileiros, além de impulsionar o PIB nacional em cerca de R$ 6,5 trilhões nos próximos 20 anos. 

O certame pode movimentar R$ 169 bilhões em investimentos totais nos próximos 20 anos, sendo que a maior parte desse valor será destinada a investimentos e contrapartidas, conforme especificação do edital. 

“Além do salto tecnológico — que tornará realidade inovações como carros autônomos, casas inteligentes, cirurgias remotas e operação em larga escala de maquinário na indústria e no agronegócio — a licitação irá garantir condições mínimas de inclusão para 40 milhões de brasileiros que ainda vivem em um deserto digital”, antecipa o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Entre as contrapartidas, a licitação define metas para os investimentos na expansão da infraestrutura de fibra óptica na região Amazônica por meio de cabos subfluviais, a expansão da cobertura com sinal de internet para todas as rodovias federais e para mais de 9.600 localidades mapeadas pelo IBGE, como povoados, núcleos rurais e vilas, onde a internet móvel ainda não chegou.

Também fazem parte dos compromissos que serão assumidos pelas empresas vencedoras a estruturação da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal e a entrega de kits de televisão para famílias de baixa renda do Cadastro Único de Programas Sociais do governo Federal (CadÚnico).

Abertura dos envelopes

A abertura dos envelopes, segundo o secretário de Telecomunicações do Ministério, Arthur Coimbra, será no auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com transmissão ao vivo pelo canal da agência no YouTube (clique aqui). 

“Após a abertura dos envelopes, começa o leilão de fato, quando as empresas disputam os diferentes lotes disponíveis. Esse processo pode se alongar de um a três dias”, salienta o secretário.

5G é um padrão de quinta geração do espectro eletromagnético para frequências com largura de banda maior. Esses espaços nas ondas de redes móveis serão ofertados em quatro lotes.

Uma das dúvidas mais frequentes a respeito da tecnologia 5G é sobre quando ela estará efetivamente implementada em todo o território brasileiro. Coimbra destaca que o edital possui “metas fixadas ano a ano. As primeiras vencem em julho de 2022, quando todas as capitais brasileiras devem ter cobertura 5G. Já em 2028, a meta é para cobertura de todas as cidades do país”. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x