Saúde

Acelerar ritmo da vacinação infantil contra covid-19 para 1 milhão de doses por dia deve salvar mais vidas até abril, mostra pesquisa

Os pesquisadores desenharam dois cenários a partir de meados de janeiro, quando começou a vacinação infantil contra covid-19 no Brasil

19/02/2022

Segundo nota técnica do Grupo de Modelagem da Dinâmica de Transmissão do SARS-CoV-2 no Brasil, acelerar o ritmo da vacinação infantil para 1 milhão de doses aplicadas por dia poderia aumentar o impacto da proteção coletiva e salvar mais vidas até abril. O grupo reúne pesquisadores de diversas instituições e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os pesquisadores desenharam dois cenários a partir de meados de janeiro, quando começou a vacinação infantil contra covid-19 no Brasil: um com a vacinação de crianças no ritmo atual, considerado lento, com a aplicação de 250 mil doses por dia; e outro, considerado ideal, com 1 milhão de doses aplicadas por dia, patamar que o Programa Nacional de Imunizações já conseguiu atingir em outras campanhas de vacinação desse público.

No ritmo atual, os pesquisadores estimam que 1.092 vidas de todas faixas etárias serão salvas pela vacinação infantil até abril, e 5,7 mil pessoas deixarão de ser internadas com covid-19. Se forem consideradas apenas as crianças de cinco a 11 anos, o estudo estima que cerca de 2,3 mil internações deixarão de acontecer e 182 vidas serão salvas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x