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Acijs defende que trecho mais adiantado seja priorizado na BR-280

A Acijs entende que ao priorizar um trecho onde os trabalhos estão mais adiantados, a região pode ter uma expectativa mais otimista de prazos e com isso melhorar o fluxo em direção a outras regiões.

16/12/2020

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Acijs defende que trecho mais adiantado seja priorizado na BR-280

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) realizou na segunda-feira (14) encontro com parlamentares da bancada federal catarinense na Câmara de Deputados e Senado, com o objetivo de discutir formas de encaminhamento para a aceleração das obras de duplicação da BR-280 na região.

O encontro virtual também reuniu lideranças de Federações e de Associações Empresariais e da Amvali. A principal proposta defendida pela Acijs é no sentido de encaminhar ao governo federal pleito para que o projeto de duplicação priorize trechos onde os serviços estejam adiantados, contando com recursos de emendas parlamentares, e com isso sejam resolvidos pontos de gargalos mais preocupantes na rodovia.

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luís Hufenüssler Leigue, avaliou que a reunião foi um passo importante para a definição de uma abordagem diferente em relação principalmente ao trecho que compreende o lote 2.1, do km 36,6 ao km 50,74, na sua extensão entre o entroncamento com a Rodovia do Arroz em Guaramirim e a interseção com a BR-101, em Araquari.

“Estamos propondo uma priorização de serviços neste trecho, considerando que ele demanda investimentos menores e com isso seja possível acelerar a obra na região”, assinala Leigue. O empresário pondera que o pleito não desconsidera a importância de um planejamento sistêmico da obra em toda a sua extensão de cerca de 74 quilômetros entre o acesso ao porto de São Francisco e a proximidade com o município de Corupá, integrado a um plano geral de mobilidade e logística para Santa Catarina.

Mas, também entende que ao priorizar um trecho onde os trabalhos estão mais adiantados, a região pode ter uma expectativa mais otimista de prazos e com isso melhorar o fluxo em direção a outras regiões.

 

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Pelos cálculos, obra deve demandar mais R$ 1 bilhão de investimentos

Durante o encontro foi exposto que a obra na sua totalidade ainda deve demandar investimentos em torno de R$ 1 bilhão. Para agilizar a duplicação, seriam necessários cerca de R$ 300 milhões por ano, com recursos do orçamento acrescidos de parte das verbas das emendas impositivas que somam R$ 240 milhões. Segundo o senador Jorginho Mello o fórum parlamentar pretende destinar R$ 40 milhões para a rodovia e o mesmo montante para a BR-470, além de valores menores que seriam dedicados a outras rodovias no Estado.

Jorginho Mello e o senador Esperidião Amin, além dos deputados Carlos Chiodini, Fábio Schiochet e Rodrigo Coelho, se mostraram favoráveis à iniciativa no sentido de dar celeridade à obra, mas sugeriram que o assunto seja pauta de reunião liderada pelo fórum junto ao Ministério da Infraestrutura e à Presidência da República.

“Vamos construir esse plano de priorização de maneira articulada com as entidades organizadas e dar encaminhamento à proposta, esperando sensibilizar o governo federal para que tenhamos um novo formato de investimentos neste projeto tão importante para a região. É um pleito justo, considerando que a região contribui muito para a geração de riquezas e na arrecadação federal, mas não tem recebido a contrapartida na mesma proporção”, encerra Luís Leigue.

 

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