Acijs e entidades recebem candidatos para apresentação de pleitos
Acijs iniciou nesta semana encontros individuais com os candidatos que concorrerão à Prefeitura nas eleições de 6 de outubro
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) iniciou nesta semana encontros individuais com os candidatos que concorrerão à Prefeitura nas eleições de 6 de outubro. Nos encontros, a entidade apresenta pleitos que a classe empresarial considera relevantes para o desenvolvimento do município em áreas como gestão pública, saúde, educação, segurança pública, urbanismo e infraestrutura.
Os encontros envolvendo a diretoria da Acijs, representantes da CDL, da vice-presidência regional da Fiesc, Sebrae e Novale Hub iniciaram no dia 23 de setembro e seguem até o dia 3 de outubro. Os sete candidatos foram convidados.

“As sugestões que apresentamos convergem na direção de um crescimento com sustentabilidade econômica e social, apoiado em uma economia forte e diversificada, inovadora e tecnológica, segura e saudável, com oportunidades para todos”, afirma Caroline Cani, presidente da Acijs.
Todas as propostas estão alinhadas ao movimento Voz Única, iniciativa da Facisc. Dentre as sugestões estão fomentar e ampliar as ações do “Comitê de Desenvolvimento Econômico”, investir em infraestrutura física e digital na Prefeitura para implementar e monitorar indicadores orientados pelo sistema de informações gerenciais em todos os setores da administração pública.
Conteúdos em alta
Também iniciar o planejamento de cidade, “Jaraguá 2050”, traçando um horizonte de futuro, baseado em indicadores, para promover o crescimento sustentável.
SAÚDE – Na saúde, estabelecer Unidades de Pronto Atendimento em bairros estratégicos para descentralizar o atendimento de saúde, melhorar a mobilidade urbana e reduzir a demanda nos hospitais. Promover uma cooperação regional entre municípios para captação de recursos e divisão de custos na construção de novos leitos e melhoria das estruturas hospitalares.
Sugere buscar junto à Secretaria de Estado de Saúde a alteração da regulação da 17ª Região de Saúde, assegurando aos municípios autonomia na priorização de vagas hospitalares a pacientes de Jaraguá do Sul e região, como também desenvolver um Plano Estratégico integrado entre a Secretaria de Saúde e hospitais para ampliar leitos, melhorar o atendimento e fortalecer a gestão dos serviços de saúde.
Atualização do Plano Diretor e segurança pública integram sugestões
Na área da educação, a proposta das entidades é promover, juntamente com o Estado um plano amplo de desenvolvimento do ensino infantil e fundamental para que todas as escolas públicas de Jaraguá do Sul – municipais e estaduais – alcancem os mesmos níveis de excelência de ensino. Ampliar o programa “Educação Inovadora”, aumentando o número de alunos atendidos e investir na formação continuada dos professores para constante evolução dos horizontes pedagógicos, novos métodos e práticas, uso de tecnologias tanto em sala de aula quanto para preparação, planejamento e pesquisa.
Investir na melhoria do sistema de videomonitoramento, ampliando o número de câmeras instaladas na cidade, assim como investir na central de controle e inteligência por meio de melhorias de infraestrutura, sede adequada, atualizações de software e implementação de sistema de reconhecimento facial, é a principal sugestão na segurança pública.
No urbanismo, atualizar o Plano Diretor da cidade, de forma a orientar a transformação de áreas ocupadas e o crescimento e a expansão de novas áreas em Jaraguá do Sul; definir zonas específicas para o desenvolvimento habitacional; atualizar o Código de Obras e implementar um plano de mobilidade intermodal, abrangendo o transporte coletivo de grande capacidade (ônibus) até a micro mobilidade (bicicletas e patinetes).
Implantação do Contorno Oeste é elencado entre as prioridades na pauta da Acijs
Para o setor de infraestrutura, a Acijs e entidades participantes das conversas com os candidatos a prefeito pedem o desenvolvimento de projetos de infraestrutura para as vias secundárias dos trechos duplicados e novos da BR-280, visando melhorar a acessibilidade e o fluxo do trânsito na região, facilitando o transporte público e a logística das empresas e, por consequência, o desenvolvimento local.


Igualmente, desenvolver e divulgar um plano de contingência e mitigação de impactos oriundos de desastres e emergências climáticas, prevendo infraestruturas de prevenção e proteção da comunidade.
Outra questão, que foi pauta de pleitos anteriores é atuar junto ao Governo do Estado para formalizar e viabilizar, por meio de um convênio com o Município, a implantação do Contorno Oeste, uma nova via que conectará a SC-110, na altura do Rio Cerro I, até a BR-280, na região de Nereu Ramos. O objetivo é desviar o fluxo de veículos que transitam entre o Vale do Itajaí e o Planalto Norte, aliviando o tráfego no centro da cidade.
Quer saber mais sobre “Acijs e entidades recebem candidatos para apresentação de pleitos” primeiro? Participe do nosso grupo de
WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline