Jaraguá do Sul

Acupuntura é oferecida na rede pública como recurso terapêutico

O recurso é oferecido pelo SUS e para iniciar a prática é necessário passar na Unidade Básica de Saúde de referência.

25/08/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, a acupuntura é um recurso terapêutico que promove a inserção de agulhas em determinadas partes do corpo, locais escolhidos para prevenir e tratar doenças. Por meio da acupuntura podem ser tratadas dores físicas das áreas da ortopedia, problemas reumatológicos, fibromialgia, artrose, artrite reumatoide e gota, entre outras, buscando o equilíbrio dos pacientes e a melhoria da qualidade de vida da população.

A acupuntura não substitui outro tratamento clínico que o paciente esteja fazendo. Se este tomar alguma medicação, ela deve ser mantida normalmente. A prática é utilizada como uma forma de tratamento complementar, de modo que potencializa a ação das medicações, e inclusive pode diminuir futuramente o número de fármacos utilizados.

Em Jaraguá do Sul, esta prática é ofertada para usuários com doenças articulares crônicas e fibromialgia, por meio de encaminhamento na Rede Municipal de Saúde (SUS). Para fibromialgia, é necessário ter o diagnóstico confirmado pelo reumatologista.

De acordo com a enfermeira especialista em acupuntura e responsável pelo serviço, Elaine Ramos Paes Scolaro, a acupuntura é eficaz na redução imediata da dor dos pacientes portadores de fibromialgia, com um efeito bastante significativo.

O recurso é oferecido pelo SUS e para iniciar a prática é necessário passar na Unidade Básica de Saúde de referência. O Centro de Práticas Integrativas fica na Rua Feliciano Bortolini, Barra do Rio Cerro, funcionando de segunda a sexta-feira, nos dois períodos.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x