Jaraguá

Agentes de endemias de Jaraguá elaboram levantamento sobre mosquito Aedes aegypti

O LIRAa é uma atividade que foi criada pelo Ministério da Saúde em 2002

19/11/2021

Por

Agentes de endemias de Jaraguá elaboram levantamento sobre mosquito Aedes aegypti

Divulgação

Jaraguá do Sul tinha, até ontem (18), 58 casos suspeitos de dengue e 12 confirmados, destes, cinco autóctones (contaminados dentro da cidade) e sete importados. A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está executando o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), em vários bairros da cidade.

O LIRAa é uma atividade que foi criada pelo Ministério da Saúde em 2002, e que permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão.

Um determinado número de imóveis do município é sorteado para receber a visita dos agentes, que efetuarão coletas de eventuais larvas do mosquito para definir o Índice de Infestação Predial esta atividade visa permitir um direcionamento dos gestores do programa de controle do Aedes aegypti de ações específicas em áreas apontadas como críticas.

De acordo com determinação do Ministério da Saúde, os municípios infestados devem realizar a atividade nos meses de março e novembro, no município de Jaraguá do Sul os trabalhos se iniciam dia 9 de novembro com prazo de dez dias para término se as condições climáticas forem favoráveis.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x