Geral

Agentes de saúde de Massaranduba produzem artesanato e entregam às crianças

Agentes de saúde tiveram a ideia de confeccionar outro para o menino, o que despertou, no grupo, a veia artística e acabou envolvendo toda a equipe do posto

05/11/2020

Por

Um sorriso encanta a todos. Esse sugestivo nome é do projeto das agentes comunitárias de saúde, da Unidade Básica de Saúde do Benjamin Constant, em Massaranduba, que confeccionam artesanato, com muita criatividade, bom gosto e sobretudo, amor. São dezenas de peças feitas à mão que são entregues às crianças que comparecem à unidade, mas a ideia também é levar para idosos de casas de repouso.

Tudo começou por causa de um paciente autista, que sempre trazia o “Tigrão” já bastante desgastado. As agentes de saúde tiveram a ideia de confeccionar outro para o menino, o que despertou, no grupo, a veia artística e acabou envolvendo toda a equipe do posto, inclusive a médica Marina Canuto e a dentista.

Leia mais:

Com a pandemia, por conta das restrições das visitas domiciliares e redução das atividades, juntou-se à experiência de algumas agentes de saúde à vontade das demais de levar avante a iniciativa, a partir da alegria do paciente autista quando ganhou o seu novo “Tigrão”. Foi contagiante. Quem nada sabia, ou sabia pouco, acabou aprendendo a fazer artesanato.

Com apoio da Secretaria de Saúde de Massaranduba, doações e recursos próprios, nos momentos de folga os diversos modelos de artesanato eram criados e costurados à mão, um trabalho que exigiu paciência e habilidade. “Todo o grupo se uniu, rimos, discutimos, choramos, tudo por uma boa causa”, pontua a médica Marina.

O resultado é peças belíssimas, variadas e únicas, utilizando técnicas conhecidas, inclusive o fuxico. Elas confeccionaram personagens conhecidos do imaginário infantil, imagens de santos e do Papa Francisco. Segundo as agentes comunitárias de saúde, o projeto começou pra valer em maio, em plena ascendência da curva da pandemia.

Notícias relacionadas

x