Jaraguaense pede ajuda para custear tratamento de câncer; saiba como contribuir
Foto: Arquivo pessoal de Maria José
Maria José Gonçalves, moradora de Jaraguá do Sul, enfrenta uma batalha difícil contra um câncer de mama agressivo e precisa de ajuda urgente para realizar uma cirurgia. Em agosto de 2023, aos 35 anos, ela recebeu o diagnóstico de um tumor HER2 positivo, após a identificação de nódulos na mama direita e na axila durante um exame de ultrassonografia.
Desde então, a rotina de Maria se transformou em uma maratona de exames, tratamentos e idas ao médico. Ela passou por seis sessões de quimioterapia, mas, ao se preparar para a cirurgia, surgiram complicações cardíacas que forçaram o adiamento do procedimento.
Enquanto aguarda atendimento pelo SUS, o tumor voltou a crescer, causando dores, inchaço e noites sem descanso.
Urgência e limitações
Maria está atualmente em terapia-alvo – tratamento que usa medicamentos para atacar especificamente as células cancerígenas -, mas a equipe médica reforça a necessidade imediata da cirurgia para evitar a progressão da doença.
Sem poder trabalhar, ela se dedica exclusivamente ao tratamento e ao cuidado da filha de 4 anos, de quem é mãe solo.

Para conseguir realizar a cirurgia e adquirir o medicamento Kisqali 200mg, a família estima um custo de R$ 32 mil. As doações financeiras podem ser feitas via PIX para o telefone (47) 9 9171-6163, em nome de Maria José Gonçalves. Também são aceitos alimentos e roupas.
Conteúdos em alta
Como ajudar
- PIX: 47 99171-6163 (celular)
- Titular: Maria José Gonçalves
- Banco: Caixa Econômica Federal
- Contato/WhatsApp: 47 99171-6163
Como isso impacta sua vida?
Mobilizar-se por uma causa local não apenas ajuda quem está em sofrimento, mas também fortalece os laços sociais da nossa região. Cada gesto conta, e a sua ajuda pode ser decisiva.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.