Santa Catarina | 05/11/2025 | Atualizado em: 05/11/25 ás 10:43

Maestro Alex Klein, fundador do Femusc, receberá título de “Cidadão Catarinense” pela Assembleia Legislativa

ALESC homenageia o maestro Alex Klein, idealizador do Femusc, com o título de Cidadão Catarinense por sua contribuição à cultura.

PUBLICIDADE
Maestro Alex Klein, fundador do Femusc, receberá título de “Cidadão Catarinense” pela Assembleia Legislativa

foto: reprodução Dr Vicente Caropreso

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (4), o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Catarinense ao maestro e oboísta Alexandre Henrique Klein, conhecido internacionalmente como Alex Klein. A proposta é de autoria do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e homenageia a atuação do músico à frente do Femusc – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, sediado em Jaraguá do Sul.

Reconhecimento oficial à cultura e à educação musical

Com a aprovação, Klein passa a integrar o grupo de personalidades agraciadas com a mais alta honraria concedida pelo parlamento estadual a quem contribui significativamente para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Em sua manifestação pública após a notícia da homenagem, Alex Klein destacou o caráter coletivo do trabalho realizado:
“Me sinto honrado e lisonjeado por esta monumental menção. Muito obrigado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo reconhecimento ao nosso trabalho em prol do estado.”

Trajetória internacional e ligação com Santa Catarina

Natural de Porto Alegre e criado em Curitiba, Alex Klein possui uma carreira internacional consolidada como oboísta e regente. Atuou como primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago e já se apresentou como solista em palcos de prestígio, como o Carnegie Hall (EUA) e o Royal Albert Hall (Reino Unido). Foi laureado com cinco prêmios Grammy, sendo o único brasileiro a conquistar tal reconhecimento na música erudita.

Apesar de sua atuação global, Klein mantém uma profunda conexão com o estado de Santa Catarina, onde fundou, em 2006, o Femusc. O festival consolidou-se como o maior festival-escola de música da América Latina, atraindo músicos do Brasil e de diversas partes do mundo.

Klein ressaltou a importância do esforço coletivo na construção do projeto:
“Que fique claro que ‘uma andorinha não faz verão’. Esta menção reflete o trabalho intenso, dedicação e sacrifícios de toda uma equipe de professores, técnicos, administradores, patrocinadores, participantes, público, da criança mais jovem no Femusckinho à nossa querida ‘aluna’ já avó.”

Apresentação da ária “A Rainha da Noite”, da ópera A Flauta Mágica (Mozart)

Luiz Henrique e o legado institucional do Femusc

A consolidação do Femusc em Jaraguá do Sul também contou com o apoio decisivo do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que acreditou no potencial transformador da música para a formação cultural do estado. O evento hoje é referência internacional, movimentando o cenário musical, educacional e turístico da região.

Klein reforça que sua contribuição vai além da regência:
“Minha maior contribuição para Santa Catarina não é tocar oboé nem reger uma orquestra e sim criar um ambiente cultural junto com toda esta equipe baseado no respeito a cada pessoa, na administração participativa, cooperação e valor dado a cada indivíduo.”

Entrega ocorrerá durante a 21ª edição do Femusc

De acordo com o deputado Vicente Caropreso, a entrega oficial da honraria está prevista para acontecer durante a próxima edição do festival, marcada para os dias 11 a 24 de janeiro de 2026, em Jaraguá do Sul.

Ao finalizar sua mensagem de agradecimento, Alex Klein dedicou a homenagem a todos que participam da jornada do Femusc:
“Divido aqui portanto com cada um de vocês que tomam proveito das oportunidades oferecidas pelo FEMUSC, e por contribuírem para juntos fazermos algo lindo e memorável, que sempre traga um sorriso a todos.”

Femusc recebe alunos de diversos países Foto: Femusc

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Marcio Martins

Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br