Educação

Alfabetização para idosos é solicitada no Legislativo jaraguaense por meio de indicação

Durante a sessão de terça-feira (7) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, foi aprovada uma indicação das vereadoras Sirley Schappo e Nina Santin Camello

08/06/2022

Por

Alfabetização para idosos é solicitada no Legislativo jaraguaense por meio de indicação

Divulgação

Durante a sessão de terça-feira (7) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, foi aprovada uma indicação das vereadoras Sirley Schappo e Nina Santin Camello, propondo um programa de alfabetização para idosos e que as aulas sejam realizadas no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt. Para isso, a ideia é que o programa seja custeado com recursos do Fundo Municipal do Idoso.

As vereadoras explicam que o Centro de Convivência é um espaço voltado ao desenvolvimento de atividades para o fortalecimento de vínculos, vivência comunitária, integração e estímulo à autonomia dos idosos. Para Nina, voltar a estudar e ter acesso à Educação vai muito além do aprender a ler e escrever. Para ela, essa é uma questão de cidadania e dignidade que busca melhorar a qualidade de vida, a satisfação, a alegria e a promoção de um envelhecimento saudável.

Nina ressalta que, conforme o Diagnóstico da População Idosa de Jaraguá do Sul, realizado em 2021 numa parceria entre Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Instituto Ânima da Unisociesc, 56,6% dos idosos jaraguaenses só têm até a 4a série. “Muitos não tiveram a oportunidade de continuar os seus estudos. Eles tiveram que parar de estudar para trabalhar”, adverte.

Sirley ainda sugere que a instituição de ensino privada que tiver interesse faça uma parceria público-privada (PPP) para promover as aulas. Ela salienta que o investimento não é um desperdício, pois é uma grande realização para os idosos. “Eles são merecedores de também ter essa realização”, frisa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x