Jaraguá do Sul

Alimentação escolar apresenta diferenciais em Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, a alimentação escolar também é um diferencial que referencia a educação e apresenta detalhes pouco conhecidos pelo público.

13/10/2023

A alimentação escolar é essencial para os estudantes, porque contribuem para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais. 

 

Em Jaraguá do Sul, a alimentação escolar também é um diferencial que referencia a educação e apresenta detalhes pouco conhecidos pelo público. A flexibilização da alimentação ofertada aos alunos com transtorno de espectro autista é uma prática comum no setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação, por meio de conversas com pais, professores e nutricionistas para a melhor compreensão da situação alimentar da criança e qual a melhor forma de atendê-la.

 

Segundo a nutricionista Elza Siems Vieira, sempre que possível são utilizados os alimentos disponíveis nas unidades escolares, mas quando necessário já é permitido que os pais forneçam alimentos específicos pelos quais o aluno apresenta seletividade. “A busca pelo melhor atendimento do aluno é sempre o objetivo e são desenvolvidas muitas outras ações neste sentido”, registra. 

 

Ela cita que há o incentivo à manutenção do aleitamento materno, permitindo que a mãe vá até a creche realizar a amamentação, ou pela oferta do leite materno que as mães levam ao CEI, dentro das orientações de armazenamento e transporte adequados. 

 

Para as crianças que necessitam de dietas específicas em razão de patologias como intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes, alergias alimentares e outras situações, há envio de alimentos específicos de substituição à elaboração das preparações de um cardápio adaptado, elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação. 

 

Hoje são atendidos com alimentação especial em torno de 350 alunos, mas ainda há os casos de seletividade alimentar.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x