Almeida eleito o mais jovem presidente da história da Câmara Jaraguá do Sul
O Ministério Público de Santa Catarina apontou falhas estruturais no antigo prédio do Legislativo, na Av. Getúlio Vargas, no Centro, dando início a um Inquérito Civil para investigar o caso.

O advogado, professor universitário e mestre em gestão em políticas públicas, Luís Fernando Almeida foi eleito ontem (20) presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul com mandato válido a partir de janeiro de 2023. Ele assume o cargo com sete votos favoráveis, substituindo a Jair Pedri. A nova mesa diretora conta ainda com Jair Pedri como vice-presidente, Jonathan Reinke como 1º secretário e Anderson Kassner como 2º secretário.
Almeida tem 32 anos e está em seu primeiro mandato como vereador e reforçou que o seu trabalho será pelo fortalecimento da Câmara, respeitando a democracia e tendo como o diálogo e a transparência um dos pilares de sua gestão.
Segundo declarou, o objetivo é dar continuidade as ações iniciadas desde o início do mandato cobrando políticas públicas na educação, saúde, segurança, habitação e todas as áreas demandadas. “Meu empenho será pela união de esforços para que o Poder Legislativo e Executivo trabalhem de forma integrada a fim de que possamos entregar o melhor resultado com ações efetivas para a sociedade”, salientou.
O vereador do MDB chega à presidência com o objetivo de implantar uma produtiva e extensa agenda de atualizações em regimentos, resoluções e demais leis e procedimentos da Câmara. “Talvez um ano possa não ser o suficiente, mas a semente será lançada. Esta Casa tem o solo fértil e com certeza os frutos virão”, explicou.
Durante o seu discurso, Almeida lembrou a importância do papel dos vereadores de oposição, sendo fundamental para o alinhamento de um governo. Entretanto, alegou que, como presidente, irá respeitar o regimento interno e espera conduzir as sessões legislativas com debates inteligentes e sem ofensa moral.
Sede própria será discutida pela nova Mesa Diretora
A situação envolvendo a construção da nova sede do Legislativo jaraguaense também será uma das pautas que o novo presidente Luís Fernando Almeida pretende analisar com cautela. O Ministério Público de Santa Catarina apontou falhas estruturais no antigo prédio do Legislativo, na Av. Getúlio Vargas, no Centro, dando início a um Inquérito Civil para investigar o caso.
Este processo desenrola desde 2016 e, em junho de 2021, a Câmara foi notificada pelo MPSC para iniciar o processo de construção da sede própria. Atualmente, o Legislativo funciona em um espaço alugado na Católica de SC, no bairro Rau, que recentemente sofreu forte abalo com a chuva, danificando diversos equipamentos da Casa e ocasionando um prejuízo de monta, ainda não totalmente levantado.
“Com responsabilidade, coerência e diálogo com o MP, sociedade civil e demais vereadores, iremos dar uma definição acerca desse assunto”, comentou Almeida.
Cris Badu
Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.