Alunos de medicina e adolescentes participam de projeto para a prevenção do suicídio
No Setembro Amarelo, o projeto terá o autocuidado e a saúde mental como temas
Projeto de extensão do IDOMED de Jaraguá do Sul reúne estudantes do curso de Medicina da instituição e alunos da rede estadual de ensino para conversas e oficinas sobre autocuidado e prevenção ao suicídio. Os encontros ocorrem sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, e abordam temas como ansiedade, depressão e saúde mental. A iniciativa deve envolver 210 jovens de sete escolas estaduais.
Responsável pelo Projeto Agente Comunitário de Saúde Mirim (ACS) e professora do curso de Medicina do IDOMED Jaraguá do Sul, Rosana Mara da Silva, diz que a proposição do projeto foi do aluno Adalberto Alves de Castro, que sugeriu trabalhar junto aos adolescentes a construção do autocuidado.
“A proposta foi atuar com o agente comunitário junto aos adolescentes, dentro do Programa Saúde nas Escolas. Isso é importante para gerar a sensação de pertencimento e envolvimento do futuro médico com a comunidade”, explicou Rosana.
No Setembro Amarelo, o projeto terá o autocuidado e a saúde mental como temas. “É incrível ver como a iniciativa transforma não só a vida dos adolescentes que participam, mas também dos acadêmicos de medicina”, diz a professora.
Realizado em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul, o projeto Agente Comunitário de Saúde Mirim (ACS) envolve três professores e 30 alunos do curso de medicina da IDOMED Jaraguá do Sul, e tem parceria com a Associação Jaraguá Mais Saudável e a Associação das Voluntários do Hospital Jaraguá.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Conteúdos em alta