Educação

Alunos do 5º ano desenvolvem projeto sobre Comida de Verdade

É um projeto de pesquisa na área de Ciências da Saúde com o propósito de conscientizar e criar hábitos para uma vida mais saudável com uma boa alimentação, em paralelo às atividades físicas.

09/07/2019

Por

Alunos do 5º ano desenvolvem projeto sobre Comida de Verdade

A Escola Municipal Professor Santos Tomaselli desenvolve o projeto Comida de Verdade com alunos do 5º ano do ensino fundamental, com orientação da professora Merlin Bernardi Cesconetto e co-orientação de Ronir Voigt. É um projeto de pesquisa na área de Ciências da Saúde com o propósito de conscientizar e criar hábitos para uma vida mais saudável com uma boa alimentação, em paralelo às atividades físicas.

O objetivo é conhecer o que é comida de verdade, divulgar e disseminar o conhecimento adquirido em sala aos familiares dos alunos, adquirir hábitos saudáveis e criar um hábito prazeroso de atividades físicas. O projeto trata sobre alimentação e compara a alimentação saudável e alimentos industrializados e processados.

A má alimentação aliada a falta de exercícios físicos regulares tornam as pessoas sedentárias e propensas a doenças crônicas. O trabalho não é apenas teórico, mas também prático e avaliado. A diferença entre comida de verdade e imitação de comida é basicamente os aditivos químicos, sejam eles saborizantes, conservantes e ou acidulantes.

O projeto vem ao encontro a conscientização e sensibilização dos educandos para transformar hábitos enraizados em uma sociedade consumista, industrializada e extremamente estressada para uma vida desacelerada com hábitos mais saudáveis associados a exercícios físicos e ambientes ao ar livre.

Schroeder inscreve dois projetos no Prêmio MuniCiência da CNM

Os Projetos “Comida de Verdade” e “Schroeder falando Alemão” foram inscritos e irão participar do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, iniciativa do Projeto UniverCidades e executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele busca identificar, analisar, reconhecer e compartilhar projetos e práticas inovadoras adotados pelos municípios que contribuam, de forma significativa, para a melhoria da gestão.

O prazo final de inscrição foi ontem (8) e no dia 10 de julho sai o resultado das inscrições homologadas. O resultado da primeira etapa, ou seja, as 30 iniciativas mais bem pontuadas sairão no dia 9 de agosto e após nova seleção, no dia 3 de outubro, serão conhecidas as finalistas, ou seja, as 10 iniciativas mais bem pontuadas.

O cronograma prevê também visitas aos 10 municípios finalistas. Posteriormente haverá votação online no site do MuniCiência até 31 de março de 2020 e o resultado definitivo e reconhecimento vai acontecer durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Esta é a terceira edição do MuniCiência, onde Schroeder participa pela segunda vez.

Notícias relacionadas

x