Alunos de Jaraguá recriam pontos da cidade com IA e viram destaque na escola
Jara Goods: estudantes mostram como veem a cidade com ajuda da IA
Uma atividade criativa tem movimentado os corredores da EMEB Albano Kanzler, em Jaraguá do Sul. Estudantes do 1º ano usaram inteligência artificial para recriar lugares conhecidos da cidade, como parte de um projeto que une tecnologia, arte e cidadania.
Como os espaços públicos inspiraram os pequenos
Coordenada pelas professoras Andréia Jaqueline Renta e Greise Mariana Gonçalves, a proposta pedagógica buscou desenvolver uma habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): identificar e relatar semelhanças e diferenças nos usos de espaços públicos voltados ao lazer e à cultura.
A inspiração veio dos desenhos “Bobbie Goods”, tendência nas redes sociais. A partir disso, surgiu a “Jara Goods” — uma adaptação local que reflete o olhar das crianças sobre os espaços de convivência jaraguaenses. Utilizando ferramentas de inteligência artificial, os alunos representaram lugares como praças, museus, quadras esportivas e a biblioteca municipal, colorindo cada cenário com criatividade e identidade local.
Tecnologia, arte e educação caminhando juntas
Durante as aulas, os estudantes não apenas produziram imagens, mas também mergulharam em conteúdos educativos. Assistiram a vídeos, participaram de rodas de leitura e conversaram sobre como esses espaços são utilizados pela comunidade.
A ação promoveu a valorização do espaço urbano como lugar de encontro, lazer e cultura — conceitos muitas vezes invisíveis na rotina escolar. Além disso, trouxe o uso de tecnologia como aliada da educação.
Parque da Inovação será palco da vivência final
Como encerramento do projeto, está prevista uma visita ao Parque da Inovação no início de dezembro. A saída pedagógica permitirá que as crianças conheçam de perto um ambiente público multifuncional, ampliando a experiência com tudo o que aprenderam em sala de aula.
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Como isso impacta sua vida?
Iniciativas como essa ajudam a formar cidadãos mais conscientes e atentos à cidade onde vivem. Ao promover o uso criativo da tecnologia em projetos escolares, escolas de Jaraguá do Sul mostram que é possível ensinar sobre espaço público, cultura e convivência de forma prática e significativa. Além disso, reforçam o papel da educação pública como motor de transformação e inovação local.