Jaraguá do Sul

Ambulatório de Especialidades é entregue e alivia ocupação do hospital

Ambulatório Médico de Especialidades foi inaugurado sexta-feira e leva o nome do médico ginecologista e obstetra Paulo Roberto Schroeder

28/05/2024

Mais um ato voltado à saúde da população jaraguaense. Na sexta-feira (24), ocorreu a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que leva o nome do médico ginecologista e obstetra Paulo Roberto Schroeder. A unidade fica ao lado da Policlínica II, na lateral do Hospital São José.

 

A iniciativa envolve a Prefeitura/Secretaria de Saúde, Hospital São José e Faculdade de Medicina Estácio-Idomed. O AME foi projetado para atender os pacientes em suas necessidades de pré e pós-operatório, garantindo a continuidade de cuidados fundamentais para a recuperação e bem-estar dos pacientes, serviços que até então eram feitos no próprio hospital, via SUS.

 

Ambulatório

Ambulatório de Especialidades é entregue e alivia ocupação do hospital

 

Estão disponíveis no ambulatório vários procedimentos em especialidades médicas como ortopedia, traumatologia, neurocirurgia, urologia, anestesiologia, proctologia, cardiologia, cirurgia torácica e geral.

 

O Município vai investir, anualmente, mais de R$ 250 mil reais na unidade, com locação.
Participaram da solenidade de inauguração secretários e demais servidores municipais, o deputado Vicente Caropreso, familiares do Dr. Paulo Schroeder (que foi homenageado), a diretoria e funcionários do hospital São José e da Faculdade Estácio/Idomed.

 

Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner destacou os investimentos que a Administração vem fazendo na área da saúde. “Este serviço exclusivo para pacientes do SUS é um exemplo notável de como a colaboração entre as esferas pública e privada podem gerar benefícios significativos para a comunidade. Juntos, estamos formando um sistema de saúde mais forte, mais acessível e mais eficiente”, registrou.

 

O diretor geral do hospital São José, Maurício Souto-Maior, frisou que o ambulatório é resultado de um esforço coletivo para garantir acesso ainda mais facilitado aos atendimentos e de forma humanizada. Segundo ele o espaço representa um avanço para a área da saúde.

 

“Somos um hospital referência em várias especialidades de alta complexidade, vamos completar 88 anos, temos mais de 1,1 mil colaboradores e mais de 200 médicos contratados. Nossa missão é melhorar sempre os serviços”, disse.

 

A diretora da Faculdade Estácio Idomed, Cláudia Simone Maturana, frisou a importância da parceria entre as entidades e a Administração Pública que, mais uma vez, trará benefícios diretos para a população.

 

O secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, e o deputado Vicente Caropreso também se manifestaram, destacando mais um avanço na saúde que chega a Jaraguá do Sul. Os encaminhamentos ao ambulatório são via unidades básicas de saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h48min.

 

 

 

Prefeito Jair faz um balanço dos investimentos na área da saúde

 

 

O prefeito Jair Franzner fez uma breve prestação de contas na área da saúde durante o ato de inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dr. Paulo Schroeder, na sexta-feira, destacando a reforma de todas as unidades de saúde que hoje contam com acessibilidade, entrega da UBS da Barra do Rio Cerro – a maior de Jaraguá -, das UBs Vieira, Jaraguá 99 e Tifa Schubert.

 

Esta semana serão entregues as UBs Chico de Paulo e Águas Claras e em junho deve ser concluído o processo licitatório para construir a unidade de Três Rios do Norte, com 2.100 m2. Até o final do ano devem ser finalizadas as reformas e ampliações das unidades de Santa Luzia, Estrada Nova e Rio Molha.
Franzner citou, também, a entrega recente do Centro de Especialidades Odontológicas na Vila Lenzi e a nova Farmácia Básica Central, Farmácia Básica do CAPSI e a Farmácia Básica de Nereu Ramos.

 

Ambulatório Médico de Especialidades foi inaugurado sexta-feira e leva o nome do médico ginecologista e obstetra Paulo Roberto Schroeder

Outros investimentos, contratação de novos médicos com cobertura total nas UBs e ampliação dos horários de atendimento em boa parte deles e a implantação da Central da Dengue, em caráter emergencial.

 

A abertura do Pronto Socorro 60+ também foi citado, assim como a contratação de pediatras para o atendimento infantil de emergência no Hospital Jaraguá. O repasse de R$ 10 milhões para o novo centro cirúrgico do Hospital São José, mais recursos para a ortopedia e implantação da Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS).

 

 

 

São José recebe apelo para aumentar número de leitos do SUS

 

 

Implantação de mais leitos SUS. Esse foi o apelo feito pelo prefeito Jair Franzner ao Conselho de Administração e a direção do Hospital São José, para que verifiquem a possibilidade de ampliar o número de leitos. “Temos muitas pessoas esperando leitos para serem internadas, principalmente idosos que tanto fizeram pela nossa cidade. Vamos tratar com carinho esta demanda e reforço que a Prefeitura é parceira do hospital para solucionarmos esta questão”, registrou.

 

O secretário da Saúde, Alceu Moretti, reforçou o pedido. “O número de leitos SUS é muito pouco nos dois hospitais. São 320 mil habitantes dentro da regional de saúde, fora pacientes que vêm de outras regiões. Avançamos muito na saúde nos últimos anos, mas o déficit de leitos via SUS, é algo que precisa ser encarado de frente. Não podemos postergar”.

 

Ambulatório fica ao lado da Policlínica II, na lateral do Hospital São José

O diretor do Hospital São José, Maurício Souto-Maior, reconhece a dificuldade por ser uma instituição porta aberta, disse que o pedido será analisado de forma de minimizar o problema, mas advertiu que mesmo abrindo mais leitos nos hospitais locais, sempre serão insuficientes para atender à demanda.
Ele sugeriu uma solução intermediária com a abertura de prontos atendimentos.

 

O deputado e médico Vicente Caropreso observou que os municípios precisam ter mais responsabilidade na questão da urgência e emergência, como também no atendimento básico. “Tem município que manda pacientes para Jaraguá para fazer um simples hemograma, o que é um absurdo”.

 

 

Faculdade de Medicina recebe esta semana Comissão do MEC

 

 

Com o processo iniciado em 2013 e funcionamento desde maio de 2018, a Faculdade de Medicina Estácio-Idomed, unidade de Jaraguá do Sul, passa por reavaliação por uma comissão do Ministério da Educação, que se encontra em Jaraguá do Sul, esta semana. A informação é da diretora Cláudia Simone Maturana transmitida durante a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Paulo Roberto Schroeder, na sexta-feira, em parceria com o Hospital São José e Prefeitura.

 

“Estamos na expectativa de receber a nota máxima do MEC, que é cinco”, disse Cláudia. A comissão vai analisar criteriosamente todo o projeto pedagógico, formação do campo docente, o funcionamento da Residência Médica, como também os equipamentos públicos oferecidos à comunidade, o nível de satisfação, entre outros.
A Faculdade de Medicina da Estácio atrai para Jaraguá do Sul estudantes de todas as partes do país, com impactos positivos na economia do município e contribuindo para a melhoria da rede de Saúde pública.

 

No dia 12 de janeiro formou a primeira turma com 25 egressos. Atualmente conta com 624 acadêmicos e 92 internos, estes, estudantes dos últimos semestres que já atuam em unidades de saúde e hospitais, com orientação dos preceptores.

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x