Santa Catarina

Anatel libera 5G em mais 21 cidades de Santa Catarina; veja quais

Mais 347 cidades brasileiras, distribuídas em 23 estados, foram liberadas para instalação do 5G

27/02/2023

Por

Mais 347 cidades brasileiras, distribuídas em 23 estados, foram liberadas para instalação do 5G a partir desta segunda-feira (27). Em Santa Catarina, são 21 municípios. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira (23), antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz nestas localidades. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

Confira os municípios beneficiados em SC:

  1. Águas Mornas
  2. Alfredo Wagner
  3. Angelina
  4. Anitápolis
  5. Antônio Carlos
  6. Biguaçu
  7. Canelinha
  8. Garopaba
  9. Governador Celso Ramos
  10. Jaraguá do Sul
  11. Leoberto Leal
  12. Nova Trento
  13. Major Gercino
  14. Palhoça
  15. Paulo Lopes
  16. Rancho Queimado
  17. Santo Amaro da Imperatriz
  18. São Bonifácio
  19. São João Batista
  20. São Pedro de Alcântara
  21. Tijucas

 

19,5 milhões de pessoas beneficiadas

Nas 347 cidades que receberão o 5G, são 19,5 milhões de pessoas beneficiadas, representando 9,1% da população. Em Minas Gerais serão 50 cidades beneficiadas, entre elas, Brumadinho, Confins, Sete Lagoas e Unaí. Já em Goiás, onde 48 municípios serão liberados para receber o 5G, destacam-se as turísticas Alto Paraíso, Cavalcante e Pirenópolis.

A lista segue com Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1).

“Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

Como ocorrem as liberações do 5G

As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

 

Conteúdo original publicado por SCC10

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x