Sem categoria

Animais silvestres resgatados são devolvidos à natureza

Os campeões de resgate são os gambás, com 294 registros desde 2017. Em segundo vêm às serpentes dormideiras, com 62 registros

13/06/2019

Por meio do Programa de Resgate da Fauna da Fujama, 475 animais foram resgatados do meio urbano e devolvidos ao habitat natural nos últimos três anos, auxiliando, assim, no equilíbrio do ecossistema. Os campeões de resgate são os gambás, com 294 registros desde 2017. Em segundo vêm às serpentes dormideiras, com 62 registros. A informação é do chefe de Educação Ambiental, Christian Lempek. Os gambás, campeões no resgate, segundo Lempek, são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema, pois se alimentam de frutas e ajudam na dispersão de sementes. Também se alimentam de outros animais, como escorpiões, cobras e até caramujos africanos.

As serpentes dormideiras são inofensivas, pois não possuem veneno. Alimentam-se de lesmas e por isso são encontradas facilmente em hortas ou locais úmidos. “As pessoas acabam criando mitos sobre as serpentes, mas caso apareça uma na residência é só ligar para a Fujama (no horário das 7h30 às 17 horas) ou Bombeiros Voluntários (à noite ou fins de semana). Não se deve matá-las”, explica o biólogo. O telefone da Fujama é 3273-8008 e dos Bombeiros Voluntários, 2106-1025. “Poucas cidades catarinenses oferecem esse tipo de serviço. Então a população deve valorizar e colaborar. Uma das formas é não matando animais silvestres, principalmente as serpentes. A cada dez ligações para resgatar uma serpente, nove são serpentes inofensivas”, destaca Lempek.

Por

Notícias relacionadas

x