Colunas

Anonimato nas denúncias é primordial para eficácia do programa de compliance

Canal anônimo aumenta a intenção de delações entre funcionários e amplia promoção da conformidade

01/12/2020

Por

Anonimato nas denúncias é primordial para eficácia do programa de compliance

*Por Rafaela Rodrigues

Para que um programa de compliance em uma empresa possa trazer resultados na promoção da conformidade dentro da organização, ele precisa ser capaz de identificar irregularidades. Isso depende, em grande parte, do recebimento de denúncias que, na maioria das vezes, só ocorrem se houver anonimato.

Estudo publicado na Revista de Contabilidade e Organizações da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a existência de um canal de denúncias interno que oferece anonimato aos denunciantes está relacionada com o aumento na intenção de delações por parte dos trabalhadores.

Em “A influência do canal de denúncia anônima na detecção de fraudes contábeis em organizações”, os pesquisadores Gilson Rodrigues da Silva e Rossana Guerra de Souza mostram que os funcionários sentem-se mais encorajados a se manifestarem e até mais responsáveis quando sabem que estão livres de represálias.

O anonimato não apenas preserva o denunciante, mas também beneficia a empresa. Ele torna o programa de compliance mais eficiente, pois aumenta o volume de denúncias recebidas, permitindo que mais situações de não conformidade sejam identificadas e resolvidas.

Anonimato supera obstáculos

O principal motivo pelo qual o anonimato é um elemento importante para o recebimento de denúncias é que ele preserva os denunciantes contra qualquer possibilidade de sofrer retaliação. Denunciantes são, na maioria das vezes, funcionários da empresa que presenciam más práticas e casos de não conformidade no dia a dia. Portanto, eles têm o receio de que uma denúncia, se não for anônima, possa levar a problemas como perseguição, assédio e até mesmo demissão.

Ainda que esse tipo de resposta não ocorra dentro da empresa, é difícil convencer os funcionários, especialmente aqueles que têm experiências negativas em suas passagens por outras organizações. Uma forma de superar este obstáculo é assegurando que as denúncias sejam realizadas com total anonimato.

Denúncias sem interação humana

Diante da importância de garantir o anonimato, qualquer empresa interessada em levar seu programa de compliance ao sucesso deve investir na implementação de um canal de denúncias de qualidade.

Atualmente, é possível utilizar canais digitais, permitindo que a denúncia seja feita por meio da tela do smartphone ou do computador, sem qualquer interação humana. Produtos mais avançados oferecem módulos que utilizam inteligência artificial em seus padrões de programação. Isso torna a experiência ainda mais confortável para os denunciantes.

Além disso, boas ferramentas de canal de denúncia também permitem que o indivíduo opte por fazer o acompanhamento das apurações sobre a informação que ele forneceu. Assim, há mais transparência no trabalho da equipe de compliance.

Notícias relacionadas

x