Geral

Antiga escola isolada do Ribeirão Grande do Norte será reconstruída em Jaraguá

O valor máximo do investimento será de R$ 1.703.648,27

21/09/2021

O local que abrigava a Escola Isolada Ângelo Moretti, na Rodovia JGS 240 – Ricardo Luiz Floriani, no bairro Ribeirão Grande do Norte, em Jaraguá do Sul, terá o seu prédio reconstruído e destinado a centro cultural e espaço multiuso. As empresas interessadas deverão fornecer mão de obra e os materiais necessários. O valor máximo do investimento será de R$ 1.703.648,27. A abertura dos envelopes ocorre às 9 horas do dia 1º de outubro.

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, as escolas isoladas foram fundamentais no início do sistema de ensino de Jaraguá do Sul, tornando-se referência da comunidade “A obra representa o reconhecimento da importância dessas escolas, um resgate da nossa história e da nossa cultura. É preciso manter o olhar fixo no futuro, buscar o desenvolvimento e a modernização, mas jamais perder o contato com nossas raízes”, pondera.

O projeto tem o propósito de resgatar a imagem da antiga escola, tendo como referência construtiva as técnicas e padrões da época, como dimensão e ritmo de janelas e portas, piso em assoalho de madeira elevado, embasamento em pedra, alvenaria de tijolos maciços assentados com reboco de argamassa de cal, inclinação do telhado e estrutura da cobertura em triângulo, com uso de encaixe nas madeiras e uso de molduras e cimalhas lisas com o fim de marcação das aberturas e estrutura.

A novidade é que o processo de construção da obra servirá como oficina, possibilitando o treinamento para obras de restauro de estudantes e profissionais da área. O projeto também prevê a instalação de equipamentos urbanos como bancos, lixeiras, postes de iluminação e bicicletário. A área a ser construída é de 136,85 m2 sobre um terreno de 1.787,70 m2.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x