Anvisa proíbe substâncias usadas em unhas em gel por risco à saúde
Ingredientes presentes em produtos expostos à luz UV e LED são cancerígenos ou tóxicos para a reprodução, segundo agência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (29) a proibição do uso de duas substâncias químicas comuns em produtos cosméticos usados para esmaltação em gel ou unhas com exposição à luz ultravioleta (UV) e LED.
Estão proibidos o uso do TPO (óxido de difenil fosfina) e do DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também chamado de DMTA. Segundo a Anvisa, o DMPT está associado ao risco de câncer em humanos e o TPO pode causar danos à fertilidade e ao sistema reprodutivo.
Medida afeta salões de beleza e usuárias frequentes
A proibição tem efeito imediato para fabricação, importação e novos registros de produtos que contenham essas substâncias. Já a comercialização dos produtos em circulação terá prazo de 90 dias para ser encerrada. Após esse período, as empresas devem recolher os produtos ainda disponíveis em pontos de venda.
A decisão visa proteger a saúde tanto dos profissionais da estética quanto dos consumidores. Embora o maior risco esteja na exposição contínua, a Anvisa alerta que mesmo os usuários finais não estão isentos de riscos.
Como isso impacta sua vida?
A decisão da Anvisa pode afetar profissionais, salões e clientes. Estar atento à composição dos produtos e buscar alternativas seguras agora se torna parte do cuidado com a saúde.
Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.