Apae completa 35 anos em Massaranduba
Foi com o anseio de fazer a diferença que um grupo de pessoas, unidas num único propósito, trabalhou em prol da causa Apaeana
Foi com o anseio de fazer a diferença que um grupo de pessoas, unidas num único propósito, trabalhou em prol da causa Apaeana e, assim, surge, em 25 de março de 1987, a APAE de Massaranduba, mantenedora do Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP Anjo Gabriel.


As atividades com os educandos se iniciaram em salas cedidas pelo Poder Público Municipal no Centro Esportivo Municipal Erich Rode, somente em 14 de julho de 1990, pois os anos que antecederam esta data foram para legalizar oficialmente a instituição e buscar parcerias. Na época, a entidade iniciou com uma matrícula de 17 educandos.
Em 1994, recebeu do Poder Público Municipal, através de um Contrato de Comodato, um terreno com uma estrutura física, já desativada, na Rua 11 de novembro, onde funcionou a Escola Isolada Ministro Pedro Aleixo. Os anos foram se passando e a necessidade de ampliação foi acontecendo. Sendo assim, em 1996, foi inaugurado um primeiro pavimento e, em 2002, uma nova ampliação se iniciou, sendo concluída em 2006. Atualmente, esta propriedade é legalmente da entidade, possuindo, assim, uma área construída de cerca de 940m2 e que abrange várias dependências, inclusive um elevador eletromecânico.

Conteúdos em alta
Possui, atualmente, uma matrícula de 85 educandos com Atraso Global do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual e Múltipla, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista – TEA, dentre outras Síndromes, visando sempre o desenvolvimento de suas potencialidades, valorização, preparação para o trabalho e o pleno exercício de sua cidadania, missão esta acolhida por uma equipe de 30 profissionais, considerando a área pedagógica, técnica e de apoio.
A entidade é presidida, desde 2016, por Valmir da Silva (Mia) e Moisés Vallejos Mendes, que juntamente a um grupo de voluntários composto por várias pessoas da comunidade, não medem esforços para o sucesso dos eventos e captação de recursos promovidos.
Conta também com as Senhoras do Clube de Voluntárias, que atuam na confecção de belíssimos trabalhos, principalmente bordados e crochê, que contribuem para a captação de recursos durante o ano. A entidade vem, desde 1987, contando com um expressivo apoio do Poder Público Municipal, Estadual e Federal, apoio este que se amplia a cada ano que passa.
O apoio também é significativo por parte da Comunidade em geral, das Empresas e do Comércio Local e da Região, que sempre estão empenhados em contribuir com o chamado da APAE. Todas estas articulações em conjunto promovem a garantia, a sustentabilidade dos atendimentos pedagógicos e técnicos que visam sempre melhorias na sua qualidade, como também a manutenção da estrutura física, transporte dos educandos e demais serviços.



Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!