Geral

Apae Schroeder vai criar o CAESP e construirá sede na Duas Mamas

Schroeder conta desde o dia 28 de setembro com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

07/01/2022

Por

Apae Schroeder vai criar o CAESP e construirá sede na Duas Mamas

Divulgação

No dia 11 de dezembro é comemorada uma data muito importante para o movimento apaeano brasileiro, o Dia Nacional das Apaes. A data foi criada para lembrar dessas instituições que trabalham em busca de conquistas e da manutenção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O movimento surgiu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954. Schroeder conta desde o dia 28 de setembro com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, fundada na data com a aprovação do estatuto e eleição e posse da primeira diretoria e conselhos.

“A data não passou em branco”, conta a presidente Queli Mariana Melchioretto Luciani, que anunciou para breve a criação do CAESP (Centro de Atendimento Educacional Especializado). “Nosso primeiro evento foi a realização do pedágio solidário, não tínhamos o objetivo de arrecadar fundos, somente distribuir uma pequena lembrança desse grande passo que estamos dando, fomos muito bem recebidos, como sempre”, completa.

O ato aconteceu defronte à Prefeitura, com hasteamento da bandeira da Apae, com a participação da Banda Municipal que executou o hino nacional. Foi apresentado um breve histórico da entidade e o que foi realizado em 2021. A presidente Queli Melchioretto Luciani disse na ocasião que a Apae de Schroeder começou faz anos.

“Creio que ela teve início, quando o primeiro usuário daqui foi encaminhado à Apae de Jaraguá do Sul, quando se constatou a necessidade de dar uma atenção especial às pessoas com deficiência que aqui residiam. Muitos esforços foram feitos desde então que resultaram na oficialização da Associação, no final de setembro”, disse.

Avanços

A presidente Queli Luciani lembra que em abril de 2021 foi feita uma indicação junto a Câmara de Vereadores, para estudar a viabilidade de se implantar uma Apae em Schroeder, que ganhou apoio do Executivo e resultou na Comissão de Criação e Instalação da Apae, passo fundamental para que no dia 28 de setembro fosse fundada a Associação e eleita a primeira diretoria composta pelos conselhos administrativo e fiscal.

A entidade, segundo Queli, já está formalmente registrada e se encontra em processo de cadastramento na Federação Nacional das Apaes.

“Recentemente, recebemos o reconhecimento de utilidade pública, o que permite receber recursos do Município, que já doou o terreno para construção do CAESP, na Duas Mamas. Parte da construção já conta com doador, fato que a presidente comemora, mas lembra que há muito para ser feito e que necessita do apoio do poder público, iniciativa privada e comunidade para a sua efetiva viabilização.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x