Aplicativos de relacionamento são principal alvo de fraude digital no Brasil
Cerca de 27% dos brasileiros indicaram que sofreram fraude digital no segundo trimestre de 2022
As tentativas de fraudes em comunidades e sites de relacionamento aumentaram 67% no Brasil no segundo trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. Cartões de crédito e vale-presentes são os principais alvos dos golpistas que realizam roubos e cobranças fraudulentas nestes canais.
Os dados são de um levantamento feito pela TransUnion, com base em transações digitais de 40 mil sites e aplicativos. No país, as tentativas de fraude digital aumentaram 20% no período.
De acordo com a pesquisa, cerca de três a cada 10 brasileiros (27%) indicaram que foram alvo de fraude digital nos últimos três meses, número ligeiramente maior que o registrado no primeiro trimestre de 2022. Por causa do medo dos golpes, 85% indicaram preocupação em compartilhar suas informações pessoais, principalmente pela apreensão com privacidade (74%) e medo de terem a identidade roubada (72%).
Para Alexandre dos Reis, gerente de soluções da TransUnion, os números revelam a necessidade de as empresas pensarem em soluções para aumentar a confiança dos clientes e prevenir as tentativas de fraude.
“Conseguimos perceber que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua privacidade e a proteção de seus dados e roubos de identidade, assim, as indústrias vêm investindo cada vez mais em soluções de segurança, como o uso de tecnologia simplificada e soluções de prevenção em várias camadas”, afirma Reis.
Conteúdos em alta
Apesar da taxa em aplicativos de relacionamento, os demais setores da pesquisa registraram queda nas tentativas de fraude nos meios digitais: os golpes na área de games caíram 88%, varejo registrou queda de 48% e viagens e afins diminuiu 45%. Já nos serviços financeiros, o valor registrado foi de -19%, telecomunicações ficou com -5% e o campo de logística registrou -4%.

Os golpes na área de games caíram 88%
No mundo, as tentativas de fraude mais frequentes foram registradas no setor de seguros, que registrou um aumento de 159%. Neste setor, o tipo de golpe mais comum está relacionado ao benefício próprio, com o objetivo de receber certificação, tarifas mais baixas ou melhores condições de contrato. Mas apesar da escala considerável nas seguradoras, a análise observou que as fraudes diminuíram 14% no mundo.
Via CNN
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