Estadual

Após nove meses, ANP autoriza construção de terminal de gás sul no Porto de São Francisco

O projeto está previsto para entrar em operação no primeiro trimestre de 2022

17/11/2021

Por

Após nove meses, ANP autoriza construção de terminal de gás sul no Porto de São Francisco

Arquivo/Aresc

Foi autorizado, no último dia 5, a construção do Terminal Gás Sul (THS), na Baía de Babitonga, porto de São Francisco do Sul (SC). O empreendimento foi da empresa New Fortress Energy, que já aguardava a autorização da ANP (Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis) desde fevereiro. O projeto está previsto para entrar em operação no primeiro trimestre de 2022.

Outra opção de ampliação da oferta de Gás Natural ao Estado é via Gasoduto de Transporte Bolívia-Brasill (Gasgol), o gasoduto que abastece Santa Catarina. Recentemente, a TGB, empresa que opera o gasoduto, informou a possibilidade de ampliação de até quatro milhões de metros cúbicos por dia de Gás Natural, projeto que aguarda aprovação pela ANP.

A ampliação é importante porque o Gasbol atualmente opera no limite de capacidade na zona denominada SC2, que abrange os pontos de entrega das estações de recebimento catarinenses, de Biguaçu até Nova Veneza. Desde a sua construção, há mais de 20 anos, não houve nenhuma ampliação da capacidade total, que hoje é de até 30 milhões de metros cúbitos e abastece outros Estados brasileiros, como o Mato Grosso do Sul, toda a região Sul e parte de São Paulo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x