Variedades

Como se preparar para a aposentadoria: 8 dicas de planejamento financeiro

Quanto antes, melhor; confira um guia prático para definir um plano de investimentos até a melhor idade

18/08/2023

Por

Jornalista desde o dia que nasci, afinal de contas nasci me comunicando. Aos 16 anos tive meu primeiro contato com a comunicação em rádio, edição de jornalismo, e depois nasceu a paixão pelo jornal impresso.

Apósentadoria – Planejar uma boa aposentadoria e possuir carteiras de investimento, cuja rentabilidade proporcione uma renda complementar, deveria ser prioridade entre jovens e adultos que almejam viver com conforto e bem-estar durante a melhor idade.

Quanto mais cedo você começar, melhor será a sua estabilidade financeira. Deixar para depois significa que você deverá compensar o tempo perdido, e, neste caso, como diz o ditado, tempo é dinheiro.

O que você teria guardado antes poderia render bons juros, e, para os investidores atentos às dinâmicas da Previdência Social, isso também inclui as aplicações em fundos privados, visto que depender exclusivamente do INSS pode ser arriscado, ao passo que o órgão passa por alguns desequilíbrios.

Embora seja importante contribuir com a previdência pública para garantir outros benefícios assegurados por lei, como auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-invalidez, entre outros, é essencial contar com um “plano B”, e, neste caso, até C, D, E e F, se necessário, para viver a terceira idade com tranquilidade.

A fim de te ajudar a diversificar suas formas de renda e se preparar para a longevidade, reunimos algumas estratégias financeiras que podem ser decisivas para o processo. Confira abaixo!

aposentadoria

Pixabay

 8 dicas para planejar a sua aposentadoria

1. Faça um diagnóstico completo de sua vida financeira

Comece fazendo um balanço completo de suas finanças pessoais, incluindo renda total, custos fixos e variáveis, investimentos, dívidas e todos os ativos e passivos.

A diferença entre o que você recebe (ativos) e as suas despesas recorrentes (passivos) representa o seu patrimônio líquido.

aposentadoria

Aposentadoria (Valter Campanato/Agência Brasil)

 2. Defina suas metas de aposentadoria

Saber de onde partir e onde quer chegar é essencial, por isso estabeleça alguns objetivos, como a idade em que deseja se aposentar, o total que precisará para quando não estiver trabalhando e quanto irá juntar mensalmente até a data final.

3. Mantenha a regularidade dos seus aportes

Definir uma frequência recorrente para os seus investimentos irá garantir que você cumpra as suas metas e o seu orçamento. Não adianta aplicar muito em um mês e pouco no outro. Mantenha um padrão regular de valor e de tempo.

 4. Reveja suas estratégias sempre que necessário

Inovar nas formas de rentabilizar o seu patrimônio ou estipular um novo teto a ser alcançado também fazem parte do processo, o importante é alcançar a estabilidade financeira com a idade em que você determinar.

 5. Contribua com o INSS, mas não dependa apenas dele

Para se aposentar, você precisa ter contribuído regularmente com o INSS, mas vale ressaltar que, em 2023, o piso previdenciário corresponde a um salário mínimo, de R$ 1.320,00, e o teto do INSS é de R$ 7.507,49.

Portanto, caso você não queira ficar restrito a esses valores, é importante se planejar para não depender só deles.

aposentadoria

Aposentadoria

 6. Tenha outras reservas na poupança

Outro fundo que pode ser utilizado para poupar dinheiro em longo prazo é a poupança. Ela pode ser um complemento da sua aposentadoria.

 7. Tenha investimentos que gerem renda recorrente

Investimentos em ações e em fundos imobiliários são boas opções, pois, conforme o patrimônio se valoriza, você lucra com os dividendos e os juros sobre o bem.

 8. Tenha uma renda complementar

A previdência privada é um tipo de investimento complementar ao INSS, em que você pode definir o plano conforme seus objetivos, o valor, a periodicidade da contribuição e o tempo de resgate. As modalidades disponíveis são a VGBL e a PGBL.

 

 

Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x