Aposentadoria para HOMENS e MULHERES irá MUDAR em 2023? Confira as regras de concessão
Alterações na aposentadoria para homens e mulheres no ano que vem estão confirmadas? Entenda o que esperar em 2023!
Após a Reforma da Previdência houveram mudanças nas regras de concessão da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. Com isso, milhões de trabalhadores podem ser afetados com essas alterações, mas elas podem deixar muitas pessoas em dúvida.
Em 2023, algumas regras mudam e quem está próximo de se aposentar deve estar atento a elas para saber se terá direito ou não.
Mudança no cálculo
Antes de mais nada, vale a pena comentar que a Reforma da Previdência instaurou uma mudança na forma de calcular o benefício da aposentadoria.
Nesse sentido, antigamente o cálculo levava em consideração a média dos 80% maiores salários. Agora, por outro lado, se considera a média de todos os salários, independente do valor. Isso pode resultar em uma redução do valor concedido da aposentadoria.
Além disso, também há um novo redutor do benefício. Isso ocorre porque os segurados poderão receber 60% da média, mais 2% por cada ano de trabalho desempenhado se for superior a 15 anos, no caso das mulheres, e se for superior a 20 anos, no caso dos homens.
Aposentadoria muda em 2023?
Há várias mudanças previstas na aposentadoria de homens e mulheres no ano que vem. Confira detalhes sobre cada uma delas a seguir.
Conteúdos em alta
Aposentadoria por tempo de contribuição
As aposentadorias do INSS por tempo de contribuição estão passando por mudanças de acordo com a Reforma Previdência. Os trabalhadores que estavam próximos de se aposentar, no entanto, podem se encaixar nas regras de transição.
De acordo com isso, em 2023 as mulheres deve ter um tempo de contribuição de no mínimo 30 anos. Por outro lado, o tempo de contribuição mínimo dos anos deve ser igual a 35 anos.
Com base nessas regras, a idade mínima para as mulheres conseguirem a aposentadoria nessa modalidade em 2023 será de 58 anos. Por sua vez, os homens deverão ter no mínimo 63 anos.
Uma outra modalidade de aposentadoria que também terá mudanças em 2023 é a de aposentadoria por pontos. Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que os pontos são a soma do tempo de contribuição do segurado mais a sua idade.
Logo, sendo assim, em 2023 será necessário que os homens tenham o mínimo de 100 pontos para solicitar. Desse total, pelo menos 35 anos devem ser de contribuição, o que implica uma idade de 65 anos, por exemplo.
Para as mulheres, de outro modo, a pontuação mínima prevista para 2023 é de 90 pontos. Assim como no caso dos homens também é necessário ter um mínimo de tempo de contribuição, de 30 anos. Por conta disso, a conta para a aposentadoria por pontos desse grupo poderá levar em consideração 30 anos de contribuição, mais 60 de idade.
É importante destacar que a aposentadoria por pontos está prevista para ter aumento de 1 ponto por ano. O objetivo é de que em 2033 as mulheres atinjam 100 pontos mínimos para ter direito a ela, enquanto para os homens será preciso ter 105 pontos até 2028.
Conteúdo original publicado por Pronatec
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!