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Aposentados e pensionistas podem agendar reclamação no Procon

A situação acontece em todo o País tanto que, em nível nacional, o Ministério Público tem agido no sentido de cobrar verificações por parte do INSS.

30/10/2020

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O Procon local tem recebido, em média, 20 pessoas por dia, principalmente aposentados e pensionistas, com reclamações a respeito de cartão de crédito e empréstimo consignado sem a devida solicitação por parte do cliente. Cerca de 70% dos atendimentos do órgão de defesa do consumidor têm relação com o tema.

A situação acontece em todo o País tanto que, em nível nacional, o Ministério Público tem agido no sentido de cobrar verificações por parte do INSS.

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Um levantamento de todas as reclamações relacionadas está sendo realizado pelo Procon de Jaraguá, que vai encaminhar o documento ao Ministério Público da Comarca de Jaraguá do Sul.

“Observamos, em alguns casos, que a solicitação de empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado tem até assinatura. Mas o consumidor alega que não foi ele que assinou. O Procon primeiro tenta resolver o problema entrando em contato com o banco por telefone. Caso o problema não seja resolvido, é instaurado processo administrativo.

Pode ser marcada audiência de conciliação, para que o banco retorne o valor depositado e devolva ao consumidor os valores descontados”, detalha a diretora do Procon, Léia Kravulski.

Caso o problema, ainda assim, não seja solucionado, o banco pode ser multado pelo Procon e sofrer ação judicial por parte do consumidor.

O atendimento é agendado via telefone 3275-3237 e 3275-3893. De segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, Rua Leopoldo Malheiro, 15, Centro. O e-mail de contato é procon@jaraguadosul.sc.gov.br.

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