Cotidiano | 06/01/2026 | Atualizado em: 06/01/26 ás 15:31

VÍDEO: Biólogo de Jaraguá encontra aranha mais perigosa do Brasil em casa e faz alerta sobre a espécie

PUBLICIDADE
VÍDEO: Biólogo de Jaraguá encontra aranha mais perigosa do Brasil em casa e faz alerta sobre a espécie

Foto: Reprodução/Instagram Gilberto Duwe

Considerada a aranha mais perigosa do país, uma armadeira apareceu na casa do biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), nos últimos dias. Diante do encontro inesperado, ele registrou tudo em vídeo e aproveitou a situação para alertar e informar a população sobre as características e os riscos da espécie.

No registro, Giba mostra a aranha assumindo a típica postura defensiva, com as patas dianteiras erguidas e as presas expostas – gesto que justifica o nome “armadeira”.

O que você precisa saber sobre a armadeira

O biólogo explica que essa espécie não constrói teia e tem hábitos noturnos, caçando suas presas diretamente. A armadeira costuma se esconder em sapatos, roupas, entulhos ou plantas, o que aumenta o risco de encontros com humanos.

Identificada cientificamente como Phoneutria nigriventer, ela pode medir até 15 centímetros de envergadura e tem veneno neurotóxico, que pode causar convulsões, taquicardia, sudorese e até mesmo óbitos em casos graves.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2023, o Brasil registrou 23.868 acidentes com armadeiras e 13 mortes. Apesar disso, a maioria dos casos tem evolução leve, com sintomas como dor localizada, sudorese e formigamento.

Cuidado redobrado no verão

Na estação mais quente do ano, o risco de encontrar animais peçonhentos aumenta. Faxinas, reformas improvisadas e manuseio de entulhos criam cenários ideais para encontros indesejados.

Neste verão, o próprio Giba encontrou a armadeira durante uma pequena obra em casa, ao manusear tijolos para montar uma churrasqueira. O animal estava escondido dentro de um dos buracos.

Segundo o biólogo, locais escuros e frestas, como blocos, cantos de parede, pilhas de madeira ou tijolos são os preferidos por aranhas, escorpiões e até serpentes durante o dia. Ele alerta que é comum as pessoas se preocuparem apenas com o chão, mas esquecerem de onde colocam as mãos.

>> Leia também: Cuidado com faxinas e obras de verão: biólogo alerta para o risco de bichos venenosos

E se encontrar uma em casa?

A principal orientação é não entrar em pânico. Sempre que possível, deve-se evitar o contato direto e tentar afastar o animal com cuidado, sem agredi-lo. Em caso de dúvida ou insegurança, a Fujama ou os Bombeiros Voluntários podem ser acionados para fazer a remoção segura do animal, devolvendo-o ao seu hábitat natural.

Giba reforça que todas as formas de vida têm seu papel na natureza e, com informação e cuidado, é possível conviver com segurança.

Como isso impacta sua vida?

Para quem mora em Jaraguá do Sul e região, o recado é claro: todo cuidado é pouco durante os meses de calor. Ao fazer faxina ou reformar a casa, use luvas, verifique materiais antes de tocar e evite colocar a mão em locais escuros ou com frestas. Pequenas atitudes podem evitar acidentes sérios com animais peçonhentos. O vídeo do biólogo Giba é um alerta importante para moradores e também uma oportunidade de aprender mais sobre a espécie.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Gabriela Bubniak

Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br