Cultura

Arquivo Histórico EVS participa da Semana Nacional de Arquivos

Uma exposição denominada “O Arquivo, sua história e seu acervo” pode ser conferida até sexta-feira (10)

08/06/2022

Por

Arquivo Histórico EVS participa da Semana Nacional de Arquivos

Divulgação

O Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, vinculado à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos, que tem como tema: #Somos Arquivo. Uma exposição denominada “O Arquivo, sua história e seu acervo” pode ser conferida até sexta-feira (10), das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30. Trata-se de um apanhado das atividades realizadas no órgão, dos cuidados com a documentação recebida, da disponibilização do acervo para pesquisa e dos documentos comprobatórios acessíveis à população.

“Pretende-se, neste período de comemoração nacional, apresentar o trabalho do Arquivo Histórico, demonstrando sua importância para a comunidade. Muitos são os pesquisadores que utilizam os documentos do acervo e buscam a comprovação de seus direitos ou a elucidação de suas pesquisas”, explica a chefe da instituição pública, Rosane Aparecida Felisbino Fusi. Além da exposição, os interessados poderão agendar uma visita mais detalhada ao órgão para observar com mais critério os trabalhos realizados.

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, preservar a história do município, das famílias e entidades é somente uma das atividades do Arquivo Histórico, que também realiza trabalho de conservação documental, palestras, oficinas, além da emissão de certidões comprobatórias de atividade rural, pesquisa e digitalização de documentos do acervo para os que solicitam.

Desta forma, é importante ressaltar o ofício dos profissionais que atuam nos Arquivos e centros de memória, valorizar atividade diante da complexidade das tarefas desenvolvidas no processamento técnico dos documentos, tais como higienização, arranjo, reparos, inventário, acondicionamento e guarda. Vale destacar, ainda, o manuseio cuidadoso com registros mais antigos, fragilizados pelo tempo.

O Arquivo Histórico Municipal, criado por lei em 1971, com atividades específicas iniciadas em 1984, é o responsável por preservar a documentação histórica do município e disponibilizá-la para pesquisa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x