Árvores de Páscoa gigantes em SC impressionam visitantes — e Jaraguá do Sul está pertinho desses recordes mundiais

Maior árvore e ovo da Páscoa do mundo ficam em Pomerode | Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Se você mora em Jaraguá do Sul ou em cidades próximas do Vale do Itapocu e está em busca de destinos encantadores para visitar na época da Páscoa, prepare-se para se surpreender com duas atrações catarinenses que estão chamando a atenção do mundo. Os municípios de Pomerode e Águas Mornas abrigam as maiores árvores de Páscoa do planeta, somando mais de 130 mil casquinhas decoradas à mão e integrando cultura, turismo e tradição em experiências que valem cada quilômetro percorrido.
Pomerode quebra recordes com a maior árvore e o maior ovo de Páscoa do mundo
Em Pomerode, do lado de Jaraguá do Sul, está a maior árvore de Páscoa do mundo, título reconhecido pelo Guinness World Records desde 2017. Atualmente, segundo o portal Visite Pomerode, são mais de 115 mil ovos pintados artesanalmente.
Mas a imponência pascal da cidade não para por aí: Pomerode também ostenta o maior ovo de Páscoa do mundo, uma escultura com impressionantes 13 toneladas, que encanta visitantes de todas as idades. Ambas as atrações estão montadas no Centro Cultural da cidade, na Rua Hermann Weege, no coração do centro.

Osterfest movimenta o turismo com oficinas, cultura e doces típicos
Esses ícones fazem parte da programação da tradicional Osterfest, evento que em 2025 chega à sua 17ª edição, com encerramento no dia 20 de abril. A festa ocorre de quinta a domingo, das 10h às 20h, e conta com uma série de atividades que celebram a cultura germânica com um toque lúdico e familiar:
-
Pintura de casquinhas de ovos
-
Oficinas para crianças e adultos
-
Feira de artesanato
-
Doces típicos da culinária alemã
-
Atrações culturais e apresentações
Para quem vive em Jaraguá do Sul, a Osterfest é uma excelente opção de passeio bate-volta ou para curtir um fim de semana completo com a família.
Águas Mornas entra no cenário com a terceira maior árvore do mundo
Já na região da Grande Florianópolis, o município de Águas Mornas estreou em 2025 com destaque ao inaugurar sua própria árvore gigante na 1ª Osterbaumfest, realizada em 12 de abril. A cidade agora abriga a terceira maior árvore de Páscoa do mundo e a segunda maior de Santa Catarina, reforçando o potencial turístico da região.
Um dos diferenciais da Osterbaumfest é que toda a estrutura foi construída com apoio exclusivo da iniciativa privada, envolvendo empresas locais e a comunidade em um esforço coletivo para impulsionar o turismo e a cultura local. Essa união entre sociedade civil e setor empresarial serviu como exemplo de desenvolvimento sustentável e valorização das tradições.
Oportunidades incríveis
Para quem mora em Jaraguá do Sul, estar a poucas horas das maiores celebrações pascais do mundo é uma oportunidade única. Além de fortalecer o turismo regional, essas visitas ajudam a manter viva a cultura alemã que tanto influencia nossa identidade local. Participar da Osterfest ou conhecer as árvores gigantes é mais do que um passeio — é uma forma de valorizar a arte, o artesanato e a história que conectam cidades vizinhas à nossa comunidade.