Cultura

Assembleia Legislativa aprova a Rota Turística do Tiro com 29 municípios

Segunda maior festa dos atiradores do mundo é em Jaraguá

12/08/2022

Por unanimidade, os deputados aprovaram na quarta-feira (10) o projeto de lei do deputado Sargento Lima, que cria a Rota Turística do Tiro. Conforme o projeto, 29 municípios catarinenses integrarão o roteiro, porém outros poderão ser incluídos.

“É um projeto que teve repercussão nacional”, ressaltou Lima. “O tiro gera centenas e centenas de empregos diretos e indiretos. Santa Catarina tem faturado milhões com as vendas de armas para fins esportivos e de lazer, gerando impostos que são utilizados na saúde, na segurança e na educação”, completou o parlamentar, que classificou Santa Catarina como o “Texas brasileiro”, por ter o estado com o maior percentual percapita de armas de fogo no Brasil.

Integram a rota do tiro Jaraguá do Sul, Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Porto União, Caçador, Irani, Xanxerê, Campo Erê, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Lages, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, São José, Florianópolis, Tubarão e Criciúma. Estão entre os objetivos do projeto aprovado a promoção e divulgação dos clubes e escolas de tiro e o incentivo às pessoas que praticam tiro esportivo.

Segunda maior festa dos atiradores do mundo é em Jaraguá

A cidade é, reconhecidamente, a Capital Nacional dos Atiradores. Pode não ter o maior número de clubes de tiro esportivo do Brasil, mas tem a maior festa e a segunda maior do mundo. Só perde para a original, na Alemanha. A proposta do título, aprovada em 2019 na Câmara dos Deputados e no Senado, é de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça. Além de ser a sede de 31 edições da Festa dos Atiradores – este ano é a 32ª -, a cidade é detentora de muitos títulos estaduais e dos Jogos Abertos de SC com armas longas (tiro carabina, chumbinho e seta), além de centenas de medalhas.

A Schützenfest retorna depois de dois anos de pandemia. Vai acontecer de 10 a 20 de novembro e a organização está preparando o evento para ser o maior da história, mas preservando o aspecto familiar. O Parque de Eventos está sendo preparado. O Pavilhão A recebe nova cozinha e o B, novos boxes de alimentação em alvenaria, além de ampliação da área de cobertura, entre outras melhorias. Um novo estande de tiro olímpico está sendo construído aos fundos do Pavilhão C.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x