Cultura

Associação Amigos do Museu renova parte dos quadros do centenário de Jaraguá do Sul

O aporte financeiro efetuado é de apoio a projetos culturais

23/09/2021

Por

Associação Amigos do Museu renova parte dos quadros do centenário de Jaraguá do Sul

Reprodução

A AAMHES – Associação de Amigos Museu Histórico Emílio da Silva está apresentando o resultado do Projeto Renovação dos Quadros do Centenário, onde foram recuperadas por meio da digitalização 20 imagens com recursos do edital lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O aporte financeiro efetuado é de apoio a projetos culturais.

O Museu conta com mais de 150 quadros com reproduções fotográficas do patrimônio histórico material e imaterial, contemplando diversas cenas, das mais comuns para a época até as peculiares e inusitadas. São fotografias da indústria, comércio, edificações, transportes, instrumentos musicais, bandas, ofícios, pessoas que fizeram a história de Jaraguá do Sul.

Os quadros foram concebidos em comemoração ao centenário da cidade, em 1976, não propriamente dos acontecimentos daquele ano, mas imagens selecionadas que retratam a historiografia municipal em homenagem àquela data histórica. Passados mais de 40 anos, as consequências do tempo danificaram os conteúdos.

Os problemas vão desde a descoloração, amarelamento, margentamento, sugidades, rasgos, colas visíveis, dobras, rachaduras, enrugamento e mofo. A Associação Amigos do Museu Emílio da Silva apresentou projeto para recuperar parte dessas imagens. Vinte, especificamente, foram escolhidas.

A partir dos negativos em vidro elas foram impressas com a cena original em preto e branco, digitalizadas em alta resolução e também digital em sépia leve, melhorando em muito a qualidade, revelando detalhes de cenas de décadas passadas, uma riqueza que poderá ser apreciada em quadros de 60×50, tipo box, todos devidamente legendados.

A iniciativa demonstra a preocupação em preservar o patrimônio museológico, conservando a história da cidade. Mesmo que nem todos os quadros do centenário tenham sido recuperados, o trabalho realizado com o tratamento digital, perpetua a história de uma época.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x