Tecnologia

Astrônomos revelaram a maior câmera digital do mundo!

Com 1,65 metros de altura, a maior câmera digital do mundo foi apresentada no SLAC National Accelerator Laboratory, na Califórnia.

17/10/2022

A maior câmera digital para astronomia do mundo é mais alta que um carro, tem tantos pixels quanto 266 iPhones e, ao longo dos próximos 10 anos, ajudará pesquisadores a estudar bilhões de galáxias.
Com 1,65 metros de altura, a maior câmera digital do mundo foi apresentada no SLAC National Accelerator Laboratory, na Califórnia.
No final de 2024, será instalada no Observatório Vera C. Rubin, no cume do Cerro Pachón, no Chile. Em sua casa nas montanhas dos Andes, ela catalogará cerca de 20 bilhões de galáxias nos próximos 10 anos como parte de um projeto chamado Legacy Survey of Space and Time (LSST).
As dezenas de terabytes de dados que a câmera LSST coletará todas as noites avançarão nosso conhecimento do universo, ajudando os pesquisadores a desvendar a natureza da misteriosa matéria escura e entender melhor como as galáxias são formadas.
A câmera LSST funciona como qualquer outra câmera digital, mas é muito maior. Seus 189 sensores captam a luz que emana de objetos como estrelas e a convertem em sinais elétricos que podem ser transformados em imagens digitais.
Cada sensor é um quadrado com cerca de 42 milímetros de lado e tem mais pixels do que um único iPhone 13. No total, a câmera tem 3,2 gigapixels e fará imagens com alta resolução o suficiente para ver uma partícula de poeira na lua. Sua maior lente, com um diâmetro de 1,57 metros, é a maior lente desse tipo já feita.
O gerente da LSST Camera project, Vincent Riot, diz que os sensores da câmera eram extremamente caros e qualquer desalinhamento poderia danificá-los facilmente, então juntá-los foi como “estacionar Lamborghinis a milímetros de distância”.
Em 2020, antes de qualquer lente ou obturador ser instalado na câmera, os pesquisadores do SLAC testaram os sensores tirando imagens de vários objetos, incluindo uma cabeça de brócolis Romanesco, através de um câmara pinhole. Agora, com todas as outras peças permanentes no lugar, a câmera será rigorosamente testada por cinco meses para evitar ter que solucioná-la quando estiver no topo de uma montanha, diz Riot.
Em seguida, parte para Santiago, Chile, em um Boeing 747 fretado, onde será transferida para um vagão de trem e enviada ao topo do Cerro Pachón, onde nos dará uma visão do universo como nunca tivemos antes.
A câmera LSST, a maior câmera digital do mundo.

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x