Jaraguá do Sul

Atriz Mery Petty é reconhecida pela trajetória no teatro de bonecos

O reconhecimento destaca a marcante contribuição de Mery Petty para o cenário cultural local.

10/10/2023

A atriz bonequeira Mery Petty, há década atuando na área cultural e educacional, recebeu moção de aplausos apresentada pelos 11 vereadores de Jaraguá do Sul. O reconhecimento destaca a marcante contribuição de Mery Petty para o cenário cultural local. Desde os anos 1980, ela é considerada uma referência na confecção e manipulação de bonecos em Jaraguá do Sul. Sua participação como fundadora do GATS (Grupo Artístico Cultural Scaravelho) por duas décadas também é celebrada.

 

Mery Petty também se destaca como incentivadora do teatro de lambe-lambe desde 2005, explorando formas inovadoras de expressão teatral. Sua pesquisa sobre a história da Móin-Móin (Margarethe Schlünzen), uma bonequeira atuante entre 1950 e 1970 em Jaraguá do Sul, foi publicada em uma revista da Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina), evidenciando seu compromisso com a preservação da história local.

 

Ela é reconhecida nacional e internacionalmente na promoção de teatro de bonecos. Mery Petty recebeu reconhecimento internacional ao ser premiada como melhor figurino na categoria adulto no 3° Festival Internacional de Teatro Uruguaianense em 2019. A sua participação como representante das artes cênicas no Conselho Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul de 2007 a 2013 mostra o seu engajamento e influência nas políticas culturais locais.

 

A moção destaca também a dedicação e criatividade de Mery Petty na confecção dos bonecos do Boi de Mamão da Escola Municipal Ribeirão Molha para as apresentações de 2023, mostrando seu comprometimento com a cultura local.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x