Jaraguá

Aumenta a procura pelos serviços da UAPS e teleatendimento em Jaraguá

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou em 30 de dezembro a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus no Estado

07/01/2022

Por

Aumenta a procura pelos serviços da UAPS e teleatendimento em Jaraguá

Arquivo/JDV

Cresceu muito, nos últimos dias, a procura de pessoas com crises gripais e desconfiança de contágio da Covid-19 na Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) anexo ao Hospital São José, que atende exclusivamente esses casos, junto com o teleatendimento. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, diz que, em média, 200 pessoas procuram diariamente esses serviços, o que tem preocupado, mas a maior parte de menor gravidade.

“Existem casos confirmados também de gripe e de Covid. Em algumas cidades temos visto situações preocupantes nas imagens dos hospitais e postos de saúde. Nós também estamos preocupados, apesar de ter uma boa cobertura de vacinação contra a Covid. É necessário que quem ainda não foi vacinado que faça, assim como completar a segunda dose e o reforço”, assinala Alceu.

Existe a necessidade de a população seguir os protocolos de prevenção contra o coronavírus e gripe. Distanciamento social, uso de máscara, higienização com álcool em gel, manter os ambientes abertos e ventilados, seguir a chamada etiqueta da tosse, cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir, porque as gotículas infecciosas expelidas em tosses ou espirros podem alcançar até 1,5 metro de distância, atingindo pessoas e toda a região periférica.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou em 30 de dezembro a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus no Estado e alertou sobre o número crescente de casos de síndrome gripal causados por Influenza H3n2, inclusive com evolução para óbito.

Secretaria da Saúde pede o contato telefônico inicial

Os casos positivados em Jaraguá do Sul têm sido leves, em sua maioria. Conforme o secretário Alceu Moretti, pessoas com sintomas gripais devem entrar em contato com a Central Covid através do 0800 643-8089 ou pelo WhatsApp (47) 2106-8448. “Estamos ampliando o 0800 de acordo com a necessidade. Orientamos as pessoas a ligar para a Central Covid para não congestionar a UAPs”.

Esta semana a vacinação contra a Covid-19 voltou ao Pavilhão A do Parque de Eventos “Ademar Duwe”. O atendimento é das 8h às 18h. No sábado (8), excepcionalmente, a Central estará fechada. Aos domingos, como já vinha acontecendo, não haverá vacinação.

A Secretaria de Saúde lançou nota a respeito disso.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x