Saúde

Aumento de casos de coronavírus preocupa a secretaria de saúde de Massaranduba

A falta de conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção deixa profissionais da área da saúde em alerta

24/06/2020

Por

A Secretaria Municipal de Saúde tem dado toda a atenção para a pandemia do novo coronavírus, mas a falta de cuidados de boa parte da população sobre a gravidade do quadro e o crescimento do número de casos preocupa

O boletim da última segunda-feira (22) registrava 30 casos confirmados de Covid-19 em Massaranduba, com 33 suspeitos em monitoramento, 22 em tratamento domiciliar, sete recuperados, um óbito, 228 descartados e 258 testes realizados até então.

Leia mais:

A secretária municipal da Saúde, Suzane Fröhlich Reinke, lamenta a falta de responsabilidade de muitas pessoas que não cumprem o isolamento e o distanciamento exigidos pelo protocolo, como também o uso correto das máscaras de proteção facial e da higienização das mãos.

“As aglomerações e falta de cuidados pessoais e de grupos para evitar o contágio preocupa. Já fechamos o acesso ao Morro Santo Anjo, mas vemos muita gente se aglomerando em estabelecimentos comerciais e outros ambientes como se não estivéssemos numa situação de emergência sanitária internacional”, diz.

Suzane registra que o Município tem feito a sua parte orientando e colocando os profissionais da saúde para prestar o atendimento, mas cobra do munícipe a sua parte, de modo que os números de casos não aumentem tanto.

Já a enfermeira Mayara Raddatz e a técnica de enfermagem Carla Hermes, da Vigilância Epidemiológica, lembram que a Secretaria da Saúde montou uma tenda para triagem de casos suspeitos em área externa, chamado de ambulatório da gripe.

O local é isolado de outras áreas. Todas as suspeitas passam pela triagem, onde também é preenchido um questionário. O atendimento é de segunda a sexta-feira, até as 16h. Fora desse período e nos finais de semana, os pacientes são encaminhados para o PA, junto ao Hospital Municipal João Schreiber.

Vigilância Epidemiológica chama atenção ao cumprimento das restrições

A enfermeira Mayara Raddatz, da Vigilância Epidemiológica, diz que é seguido rigorosamente um protocolo de fluxo para evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde e em especial no ambulatório da gripe, onde uma equipe de profissionais fica permanentemente à disposição durante o horário de expediente, exclusivo para atender os casos suspeitos.

Ela observa que toda pessoa deve ser vista como suspeita de coronavírus, não importa aonde resida, por isso a recomendação é o uso da máscara, higienização das mãos, como também deve-se tomar cuidado com as roupas, calçados e objetos, evitando que o vírus possa entrar dentro de casa por esses meios.

O isolamento social, sair a locais públicos o estritamente necessário e evitar qualquer tipo de aglomeração é uma exigência mínima para evitar o contágio. “Não podemos relaxar, estamos em plena pandemia e com os casos crescentes em Massaranduba e em toda a região. Cada qual é responsável pela sua saúde e segurança, como também do próximo”, diz.

A Secretaria da Saúde emite diariamente, de segunda a sexta-feira, no final da tarde, um boletim epidemiológico, atualizando os números que a comunidade pode acompanhar pelas redes sociais.

Notícias relacionadas

x