Autodefensores da Apae participam de sessão na Câmara de Vereadores
Autodefensoria é um programa das Apaes que visa dar aos alunos espaço para apresentar sugestões e ideias com o objetivo de garantir e ampliar seus direitos
05/11/2024
Representantes da Apae de Jaraguá do Sul estiveram na sessão do dia 31 da Câmara de Vereadores para falar sobre a Autodefensoria, que é um programa das Apaes que visa dar aos alunos espaço para apresentar sugestões e ideias com o objetivo de garantir e ampliar seus direitos. O autodefensor também tem a função de proteger os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a diretoria e também é o porta voz de seus companheiros diante da sociedade.
Os dois autodefensores titulares da Apae jaraguaense, Diogo de Brito e Bruna Sabrina Bueno Lins, conversaram com os vereadores durante a sessão. A assistente social e assessora do programa, Diana Abreu, explicou que a autodefensoria é uma conquista importante para a pessoa com deficiência.
Ela afirmou que esse processo permite que indivíduos com deficiência compreendam e exercitem sua autonomia, aprendendo a lutar pessoalmente pela defesa dos seus direitos e a tomar decisões sobre suas próprias vidas.
“O autodefensor é, portanto, alguém que reivindica espaços para expressar suas ideias, desejos, expectativas e necessidades, construindo assim sua própria voz e vez dentro da sociedade”, frisou.
Diana enfatizou, também, que o programa vai além de uma simples prática: é uma filosofia, um movimento político e também um programa de suporte psicoeducacional. Na Apae de Jaraguá do Sul, segundo a assistente social, o programa busca conscientizar as famílias e a sociedade sobre o fato de que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla têm direitos e deveres como qualquer outro cidadão, participando ativamente da comunidade em que vivem.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline