Primeiro autódromo asfaltado de SC está quase pronto; saiba todos os detalhes
Foto: Reprodução/Facebook Automóvel Clube Chapecó
Com um investimento público de R$ 70 milhões, o Autódromo Internacional de Chapecó será o primeiro asfaltado de Santa Catarina, tornando-se um ponto de referência no automobilismo brasileiro e internacional. A previsão é que a obra, que inclui pavimentação, sinalização e outros ajustes, seja concluída até o final deste ano, com a pista pronta para sediar competições de alto nível.
Localizado na linha Cachoeira, em Chapecó, o autódromo que se tornou um marco no estado com a pavimentação de sua pista, agora segue um processo minucioso de asfaltamento, garantindo um local seguro e de alto padrão para grandes eventos do automobilismo.
Asfalto de qualidade: resistência e performance
O asfaltamento está sendo realizado em duas camadas: a primeira, uma base com asfalto modificado por polímero, similar ao usado em obras públicas. Já a camada superior, a de rolamento, é feita com o exclusivo SMA (Stone Matrix Asphalt), um tipo de asfalto de alta resistência, com alta aderência e ideal para suportar o desgaste intenso de carros de corrida. Esse material é capaz de garantir a estabilidade, flexibilidade e resistência necessárias para competições de alta performance.

Segundo Maurício Lise da Rocha, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, a escolha do asfalto segue o mesmo padrão utilizado em pistas internacionais, como o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, atendendo aos mais rigorosos requisitos técnicos e de segurança.
Padrão internacional: drenagem e planejamento detalhado
Além do asfalto de alta qualidade, a drenagem do autódromo também é uma prioridade. Mais de 8.500 metros de drenos com brita foram instalados para evitar o acúmulo de umidade, garantindo a segurança da pista mesmo durante chuvas intensas. Bueiros e canaletas de concreto estão sendo implementados para assegurar o escoamento adequado da água das chuvas.
Com consultoria técnica da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o projeto está sendo desenvolvido para atender a todas as normas de competições oficiais, tanto nacionais quanto internacionais. Inspeções periódicas garantem a conformidade com todas as especificações, e a homologação final será realizada pelo engenheiro responsável, Joner Merlo.
Conteúdos em alta



Uma pista projetada para desafios
O Autódromo Internacional de Chapecó possui 4.004 metros de extensão e foi desenhado para oferecer condições ideais de competição. Com três retas principais – a maior com 837 metros – e 12 curvas, sendo sete à direita e cinco à esquerda, o traçado proporciona diversas oportunidades de ultrapassagem, atraindo pilotos e equipes de todo o Brasil e do mundo.

A largura da pista varia entre 12 a 15 metros e sua topografia, com subidas e descidas de até 23 metros de diferença de altura, torna o circuito ainda mais desafiador para os pilotos. O projeto conta com uma área total de 708 mil metros quadrados, sendo 80% dessa área livre para o público e com 20% dedicada à reserva legal.
Como isso impacta sua vida?
A chegada de um autódromo de padrão internacional em Chapecó coloca a cidade como um polo do automobilismo em SC. A obra deve gerar mais turismo, empregos e uma nova movimentação no comércio, além de proporcionar aos fãs do esporte motor a oportunidade de assistir a grandes competições sem sair do estado.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.