Geral

Auxílio Brasil substitui o Bolsa Família, sem recadastramento

A migração dessas famílias para o Auxílio Brasil aconteceu de forma automática

25/01/2022

A Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, informa que as famílias beneficiárias do Bolsa Família não precisam realizar nenhum cadastro prévio para receber os benefícios do Auxílio Brasil. A migração dessas famílias para o Auxílio Brasil aconteceu de forma automática. No município, em janeiro de 2022, o PAB (Programa Auxílio Brasil) incluiu 728 novas famílias, totalizando 2.440 famílias beneficiárias.

O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.

Para ser selecionada a família precisa estar com o Cadastro Único atualizado dentro do prazo de 24 meses. Com perfil e cadastro desatualizados a família não será selecionada e este pode ser um dos motivos de muitas famílias permanecerem fora do programa. O secretário de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, lembra que as condicionalidades continuam existindo da mesma forma lógica que do PBF (Programa Bolsa Família).

“Lembrando que toda seleção é automatizada e impessoal, ou seja, o Município não tem como intervir nesta ação exclusiva do Governo Federal, também referente ao pagamento do benefício não há intervenção do Município, pois o agente pagador é a Caixa Econômica Federal”, diz ele. André registra como importante que as famílias baixem o aplicativo de celular Auxílio Brasil, para acompanhar a situação do seu benefício.

Auxílio gás ajuda famílias em situação de vulnerabilidade

O pagamento do auxílio gás começou na terça-feira (18), para famílias que fazem parte do Auxílio Brasil. O calendário de janeiro foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e seguirá o calendário do Auxílio. O benefício é no valor de R$ 52,00. De acordo com a Caixa, cerca de 5,5 milhões receberão o benefício que pagará 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg, a cada dois meses.

O benefício visa gerar mais qualidade de vida aos brasileiros em situação de vulnerabilidade e melhorar a situação econômica das famílias afetadas pela pandemia da Covid-19. O Auxílio Gás foi instituído pela Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 3 de dezembro de 2021. Não é necessário realizar inscrição para receber o Auxílio Gás. As famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania de acordo com os critérios estabelecidos na lei do programa.

Foto: Rádio Santana FM.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x