Geral

Bairro Ilha da Figueira deve receber uma nova Estação de Tratamento de Esgoto

A ideia é utilizar a mesma tecnologia da estação de tratamento do bairro São Luís

24/02/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Bairro Ilha da Figueira deve receber uma nova Estação de Tratamento de Esgoto

Com 606 quilômetros de rede coletora de esgoto, o município está próximo de atingir 90% de esgotamento tratado. É um dos mais altos índices do Brasil. Na segunda-feira (22), o presidente do Samae, Ademir Izidoro, teve encontro com o presidente da Câmara Municipal, Onésimo José Sell, quando discutiram possíveis melhorias na estação de tratamento do bairro Ilha da Figueira, inaugurada em 2002, a primeira de Jaraguá do sul.

Izidoro informou que as melhorias já constam no planejamento estratégico e no Plano Municipal de Saneamento Básico. Ele adiantou que está sendo negociada a compra de um terreno e que o pré-projeto já está pronto.

Leia mais

A nova estrutura vai atender, além da demanda atual – bairros Czerniewicz, Centro, Baependi, Vila Lalau, Vila Nova, Boa Vista, Águas Claras e Ilha da Figueira -, a das redes dos bairros Santa Luzia, Vieira, Centenário e João Pessoa.

O investimento tem sido contínuo nos últimos anos. Em 2020, cerca 30 quilômetros de rede foram implantados por meio do Plano de Ampliação do Saneamento (PAS), como nos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99. Também houve continuidade à adequação da ETE do Água Verde.

No bairro Ilha da Figueira, o Samae tem anteprojeto para construção de uma nova estação de tratamento de esgoto, haja vista que a atual está defasada e precisa ser modernizada. No balanço divulgado em dezembro de 2020,  Izidoro disse que “é uma ETE em estado de depreciação e cujo terreno não permite que façamos adequação ou ampliação”.

A ideia é utilizar a mesma tecnologia da estação de tratamento do bairro São Luís para tratar o esgoto das regiões já atendidas e também dos bairros Santa Luzia, João Pessoa, Vieira e Centenário, que não possuem redes coletoras.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x